Um dos principais inimigos da pele saudável, a acne é uma patologia multifatorial que surge por haver inflamação do folículo pilo-sebáceo. Pode ter uma influência genética e tem como principais fatores desencadeantes a pele oleosa, desequilíbrios hormonais, com mais percentagem de hormonas masculinas na corrente sanguínea e com a própria idade. É mais frequente nos jovens, entre os 12 e os 20 anos, faixa etária em que costuma haver um aumento na atividade sebácea.
Nesta idade é mais frequente a acne surgir na zona ”T” do rosto, testa, nariz e queixo. Mas também pode aparecer no abdómen e nas costas. Nas mulheres adultas aparecem muitas vezes surtos de acne e, nestes casos, costuma localizar-se na zona “U” do rosto, ou seja, a partir do queixo e com expansão para o lado esquerdo e para o lado direito do rosto. O processo inflamatório aparece porque há um espessamento da pele no interior do folículo e o sebo produzido na glândula sebácea fica retido e não consegue escoar até à superfície cutânea.
Começa um processo de desequilíbrio, contribuindo assim para as defesas cutâneas. E a bactéria C.Acnes, que é saprófita e necessária para manter o ph da pele ácido, passa a estar em quantidade excessiva dentro do folículo, tornando-se patogênica. Aparecem assim os comedões e o excesso de sebo é perceptível quando se passa o dedo sobre a pele. Podem aparecer também borbulhas ou até quistos mais profundos.
Todo este excesso de sebo causa um estado infecioso e quando a infeção se alastra para os tecidos cutâneos adjacentes aos folículos pilo-sebáceos, pode originar-se um tecido danificado, cujas cicatrizes deixam marcas. Os pontos negros são também outra manifestação de excesso de sebo, sebo esse que à superfície cutânea se oxida e passa da cor branca para a cor negra.
TRATAMENTO – A base principal no tratamento e na prevenção da acne é uma boa higiene. A pele deve ser limpa de manhã e à noite, com agentes não agressivos de ação antissética e esfoliante. Devem ser usados produtos com ação antibacteriana como o peróxido de benzoílo ou o ácido azelaico que, além de ser anti-inflamatório, tem uma ação descamativa, muito benéfica para retirar células mortas e permitir que os produtos de tratamento possam penetrar mais facilmente para tratar a pele.
Por vezes é prescrita a vitamina A tópica, antibióticos tópicos ou até orais, isotretinoína ou até tratamentos hormonais. Quando se toma a isotretinoína, a gravidez no sexo feminino é completamente proibida, por se tratar de um medicamento teratogênico. As pessoas durante o tratamento queixam-se de muita secura na pele e nas mucosas. Pode-se conferir alívio dos sintomas com hidratação local, usando sempre produtos não comedogênicos.
Todos os produtos usados nas pessoas com acne, incluindo os protetores solares, devem ser não comedogênicos. Os acometidos do problema devem procurar sempre fazer uma dieta pobre em açúcares e em gorduras e podem até fazer um suplemento com zinco, que tem uma ação anti-inflamatória.
Muitas vezes são prescritos tratamentos com luz de ação bactericida ou tratamentos cirúrgicos, sempre sob orientação médica.
A saúde intestinal, com o uso de suplementos de probióticos, também pode contribuir para um tratamento mais eficaz da acne. Há que se ter atenção com o problema também porque muitas vezes se confunde a rosácea com a acne, sendo a rosácea uma patologia vascular. Orientação médica para enfrentar o problema é imprescindível. (Texto: Maria Leonor Castro e Silva/Farma&Farma Farmácia Popular Campeche. Foto: Divulgação/JC).
31 de janeiro de 2025