Referência no acolhimento de idosos na Grande Florianópolis, o Nosso Lar de Idoso da Hortência se aproxima do 12º aniversário, a ser comemorado em junho próximo, com seu trabalho merecidamente reconhecido. Não apenas por familiares dos internos, mas também por algumas prefeituras da região. Instalado no Alto Aririú, a 150 metros da BR-101 -, entre Santa Amaro da Imperatriz, Palhoça e São José -, vem recebendo convite para expandir o Lar para outros municípios.
‘Temos recebido algumas consultas de prefeitos, que conhecem o nosso trabalho, e estamos considerando com muito cuidado’, revelou Hortência Nogueira Inácio, uma ex-cozinheira e cuidadora de idosos paranaense, que fundou e comanda o empreendimento. “Nossa preocupação principal é conseguirmos entregar o mesmo padrão de qualidade que oferecemos na matriz”, destacou ela, que há pouco mais de dois anos conta também com o apoio do marido Joelco Silveira na gestão do empreendimento.
Com uma equipe de cerca de 30 colaboradores, o Lar possui diversas opções de acomodação: quartos individuais e suítes, coletivos (até duas pessoas) e de enfermaria, para portadores de enfermidades. Oferece cinco refeições diárias e acompanhamento multidisciplinar, que contempla fisioterapia, nutricionista, cozinheira, enfermeira e técnicos de enfermagem, além de visitas médicas regulares. ‘Para casos de emergência, temos veículo próprio e também contamos com oxigênio para socorro’, destaca Hortência.
A dirigente atribui o reconhecimento do trabalho a sua dedicação pessoal e de toda equipe. ‘Posso dizer, com orgulho e sem falsa modéstia, que entregamos até mais do que prometemos’, afirma ela, que participa ativamente do dia-a-dia da casa. ‘Às vezes, participo até dos plantões’, conta. ‘Aqui o idoso se sente realmente acolhido, é tratado com muita educação, carinho e atenção; se alimenta melhor, se recupera da depressão e retoma até o gosto pela vida’, diz, emocionada.
O atendimento humanizado, garante ela, também contempla a realização regular de eventos festivos, de integração entre os internos, suas famílias e equipes. ‘Aqui temos festas de aniversário, cafés coloniais, roda de violão e cantoria, e volta e meia trazemos até grupos de fora para se apresentarem e interagirem com eles; as famílias também são livres para vir aqui, confraternizarem com os internos e até eventualmente saírem para passear com eles’, ressalta. A casa abriga internos, masculinos e femininos, a partir dos 60 anos. (Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC. Foto: Divulgação/JC)
NOSSO LAR DE IDOSOS DA HORTÊNCIA. Rua Rogério Coelho, 47. Alto Aririú. Palhoça. F:3093.5656/98450.5817(w). nossolardeidoso.com.b