Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Teremos Onodi!
Mais tradicional bloco de rua do Sul da Ilha e um dos mais famosos da capital, o Onodi avisa que voltará a sair no mesmo formato histórico que o consagrou, há mais de 20 anos, no Carnaval 2025. O desfile do bloco pelas ruas do Campeche acontecerá somente no domingo, 02/03, a partir das 17h, com a concentração iniciando no átrio da Igreja de São Sebastião. ‘A banda para animar o cortejo já está contratada, só nos resta saber se conseguiremos o ponto de concentração e dispersão no Pacuca ou se a festa será apenas ao longo do trajeto’, informou Ig Henrique Gonçalves, da comissão de carnaval do Onodi.
‘300 mil passos’
Autor de diversos documentários sobre tradições da Ilha, o cineasta ilhéu Ademir Damasco empreendeu uma jornada atípica recentemente. Sozinho, na cara e na coragem (e uma grana no bolso para despesas), percorreu a pé quase toda a Ilha para conferir de perto a cidade, inclusive trilhas como a de Naufragados. “O que vi me agradou; vi muita construção, mas também muita coisa preservada’, comentou o ilhéu, em recente entrevista à Rádio Campeche, avisando que já está com filme e livro sobre a saga – ‘300 Mil Passos Pela Ilha’ – no forno. ‘Na verdade, foram 313 mil passos, mas arredondei para ficar mais bonito’.
Saneamento
Com mandato ‘novinho em folha’, o prefeito Topázio deve anunciar em breve novidades acerca de soluções de saneamento no Sul da Ilha, uma das prioridades de seu governo. ‘Sem medo de cara feia’ após a chancela nas urnas, uma das possibilidades é que promova a introdução de polêmica terceirizada para fazer a ponte entre a Casan e os usuários finais do futuro serviço, situação já ensaiada há mais de um ano. O temor na região é que isso possa resultar na cobrança de uma ‘taxa de esgoto’ dos moradores, mesmo que o Sul da Ilha ainda esteja longe de contar com rede de saneamento ativa.
Afogamentos
O número de afogamentos, com ou sem vítimas fatais, aumentou exponencialmente nesta temporada no litoral catarinense, especialmente nas praias da capital. O grande número de veranistas não explica totalmente esse fato. Uma das prováveis causas, que vem passando despercebida, é a possível influência do processo de ‘engorda’ que se dissemina pelas praias catarinenses e que tende a interferir na morfologia costeira, tornando o banho de mar mais perigoso. Não por acaso a maioria ou pelo menos grande parte das ocorrências têm sido registradas em praias ‘engordadas’.
FOTO-LEGENDA
PRAIA da Armação resgata o ‘velho charme’ e vive dias de praia lotada no Verão 2025
Foto: Lucas Amorelli/DC/Divulgação/JC
Mau exemplo
Às vésperas do final do ano legislativo, a Câmara protagonizou um mau exemplo de compromisso com os recursos públicos, justo num momento em que o município passa por dificuldades financeiras. Tentou aprovar robusto aditivo nos valores recebidos por aqueles que compõem a mesa diretora ou exercem cargos em comissões, que acabaria por contemplar grande parte dos 23 parlamentares. Apesar de alguns vereadores rejeitarem a polêmica proposta, que não prosperou também graças à repercussão negativa junto à sociedade, a iniciativa acabou gerando desgaste desnecessário da imagem da casa como um todo.
Mobilidade
O prefeito Topázio não deixou por menos. Apesar de anunciar a ‘mobilidade’ como prioridade de sua nova gestão durante cerimônia de posse (01/01), na véspera decretou polêmico reajuste de 15% nas passagens do transporte coletivo, que elevou para até R$ 6,90 o valor da tarifa. Além do preço salgado, que coloca a cidade como detentora da passagem de ônibus mais cara do país entre as capitais, a majoração dificulta ainda mais o convencimento da população a priorizar o ônibus. Alguns acreditavam que o prefeito seria mais arrojado, encampando até a adoção da ‘Tarifa Zero’ como solução de mobilidade.
Cinema gratuito
Com apoio de empresas locais e patrocínio da Prefeitura e governo estadual, o inovador ‘Instituto Trilhas de Criança’, voltado a fomentar a cultura junto ao público infantil, promove pelo terceiro ano consecutivo o evento “Cineclube Trilhas de Criança’. O evento contempla, de fevereiro a novembro, a exibição de uma série de filmes infantis inteiramente gratuitos, ao ar livre, no Parquinho do Campeche (Rua do Farol, s/n). Comandado pela produtora cultural Lesly Monrat, o instituto também promove oficinas de pintura e teatro para crianças, entre outras atividades. Mais informações: @trilhasdecrianca