Depois de falarmos sobre ‘a bebida mais amada do Brasil’, o café, na coluna passada, aproveitamos dessa vez a iminência do final do inverno para falarmos sobre o incrível poder dos chás para a saúde e o bem-estar. Esta bebida que tem origem milenar, e é consumida por diversos povos ao redor do mundo, tem o poder de orquestrar as funções fisiológicas do corpo humano. No Brasil, apesar do consumo crescente, sua popularidade ainda está muito aquém do que realmente merece. São diversos os benefícios que podemos usufruir através da utilização das ervas, pelos chás.
Os modos de preparo variam entre a infusão, decocção e xarope. Na infusão, fervemos água e depois colocamos as folhas, com o fogo desligado e tampa-se; aguardamos em média 15 minutos para coar e servir. Esta modalidade de preparo é mais indicada para o emprego das folhas herbáceas. Já na decocção, fervemos a água junto com as plantas, igualmente por 15 minutos, em média, para posteriormente coar e servir. Nesse caso, é mais indicado para raízes e caules. E por fim, o xarope, quando fervido em água doce, normalmente adoçada com mel.
SAÚDE – Podemos melhorar e impulsionar nossa saúde com adoção do hábito de utilizarmos chás em nossa nutrição. Cada planta tem suas especificidades de ação e efeitos benéficos à saúde. As principais são: auxiliar na digestão; despertar para as atividades diárias; relaxamento para o repouso e o sono; melhoria e até prevenção a possíveis resfriados; e de auxílio na hidratação.
Entre os mais conhecidos e populares estão o chá de hortelã, que é muito bem-vindo para momentos após as refeições, pois ele ajuda no processo digestivo do organismo; o chá mate excelente substituto do café, no período matinal, pois tem também a propriedade de despertar o organismo e o chá de camomila, conhecido por seus efeitos calmantes e considerado excelente para estimular o sono, normalmente usado antes de dormir. Já para evitar resfriados comuns, uma ótima solução é ferver raízes como o gengibre, e preparar o chá de guaco. Que também é considerado eficaz para combater a tosse e a rouquidão.
Outro chá muito famoso em nossa ilha, especialmente entre aqueles que já têm um pouco mais de intimidade com as ervas medicinais, é o da erva-baleeira, considerada muito rica em propriedades anti-inflamatórias. Além de benéficos à fisiologia humana e à saúde em geral, os chás também são muito saborosos e merecem estar mais presentes na rotina de todos nós, que prezamos o bem-estar a saúde. Nossa dica é dar preferência à degustação desta maravilhosa bebida sem adição de açúcar, muito mais instigante ao paladar e benéfica à saúde.
(Texto: Dra Aline Cervera, cirurgiã-dentista e diretora geral do consultório OERT – Odontologia Rio Tavares).