Apreciadores de produtos artesanais catarinenses diferenciados e exclusivos – massas, queijos, linguiças, salames, doces, geleias, bebidas e outros itens do gênero – ganharam recentemente um novo e igualmente exclusivo endereço, no Campeche. Sob o comando de um casal de lageanos radicados no Sul da Ilha, abriu as portas há pouco mais de seis meses o Empório Codeguim, instalado num aconchegante espaço, situado na Avenida Pequeno Princípe, defronte à Caixa Econômica Federal.
‘Nosso foco é realmente trabalhar com itens especiais e exclusivos de produção catarinense, para atender o público que aprecia desse tipo de produto, mas não sabe onde encontrar’, destaca a gastrônoma profissional Carla Pinheiro, que comanda o empreendimento ao lado do marido, o economista Aquiles Munarim. ‘A grande maioria dos itens que trabalhamos não se encontra em outro lugar no Sul da Ilha e mesmo na capital’, destaca a empreendedora, que aterrissou recentemente no Campeche para abrir o empório, após residir por sete anos no Canadá.
Entre os diferenciados produtos oferecidos pela casa estão queijos de cabra, ovelha e vaca; massas artesanais feitas com farinha grano duro; charcutaria (salame, linguiças, copa e presunto cru) – com destaque para produtos oriundos de Porco Moura, raça criada solta e alimentada a pasto –; a autêntica linguiça Blumenau; Guanciale, ingrediente principal para o legítimo Carbonara; patê de ova de tainha, confit de cogumelo, alho negro, rollmops, azeite de oliva de Luzerna (considerado o melhor de SC), licor de pistache e o famoso bitter de São Martinho, no sul do estado, entre outros.
A casa também oferece licor de doce de leite de ovelha, hidromel com mel de bracatinga, cachaças e vinhos, geleias, bolachas caseiras e chocolates especiais, tudo de produção catarinense. O próprio ‘Codeguim’, que empresta o nome ao empreendimento, não é nenhuma sigla, mas a denominação de uma tradicional linguiça artesanal produzida pelos mais antigos, que a casa também oferece sob encomenda. ‘Trabalhamos com tudo aquilo que não costuma ser vendido em outras lojas da cidade’, reforça. Na área queijos, oferece essencialmente queijos premiados, com indicação de origem e produtos detentores do selo ‘ARTE’, seleta insígnia do ramo.
A empreendedora ressalta, no entanto, que a casa não é voltada apenas à clientela mais exigente, também mira a formação de novos consumidores de produtos exclusivos. Para isso, costuma oferecer degustações no local, promoções e também atende festas e eventos, além de montar cestas personalizadas. ‘Promovemos recentemente uma Feira de Produtos Catarinenses, em parceria com o OKA Floripa, onde chamamos os produtores do estado a expor e degustar seus produtos’, destaca. A casa funciona de terça a sexta-feira, das 10h às 19h30. Aos sábados, das 9h30 às 19h. Também oferece serviço de tele-entrega.
(Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC.
Foto: Divulgação/JC)
EMPÓRIO CODEGUIM –
Av. Pequeno Príncipe, 1569, em frente à CEF.
Campeche. F:48-98833.1522(w). Instagram@emporiocodeguim