10 de junho de 2024

TAI CHI CHUAN: benefícios à saúde da sabedoria chinesa no Campeche

Reconhecido pelos seus benefícios à saúde física e mental, o Tai Chi Chuan, também conhecido como Tai Chi, é uma arte marcial milenar, de origem chinesa, que combina movimentos suaves e fluidos com técnicas de respiração e meditação. A atividade é o carro-chefe de um espaço terapêutico no Campeche que vem ganhando cada vez mais adeptos, em busca de seus benefícios para saúde e longevidade. Trata-se da Casa do Dragão Arte e Cultura, que comemorou recentemente seu primeiro aniversário.
Localizado num acolhedor recanto do bairro, próximo ao Jardim Castanheiras, o espaço também oferece sessões de kundalini yoga, shiatsu, massagem tailandesa, com opções de  atendimento individual ou em grupo em todas as modalidades. Voltada à cura de dores e relaxamento, a massagem tailandesa é uma arte milenar que combina técnicas de alongamento, acupressão e mobilização articular para promover o alívio da tensão muscular e melhorar a circulação sanguínea. Já kundalini yoga é um estilo de yoga muito peculiar, que envolve uma combinação de práticas físicas, espirituais e meditativas, com mantras, exercícios de respiração e posturas diversas.
“Todas as nossas atividades interagem e são complementares, visando o bem-estar físico e mental, por meio de ações preventivas e curativas”, comenta Tizu Franklin que, ao lado de sua sócia, Paola Milar, promovem o espaço. Ele, baiano, natural de Salvador, professor de Tai Chi Chuan, com formação em massagem terapêutica e tailandesa (em Bangkok, Tailândia), além de terapeuta em shiatsu psicossomático, radicado na capital catarinense há pouco mais de 10 anos. Ela, uruguaia, de Montevidéu, aluna de Tai Chi Chuan, instrutora de Kundalini Yoga, com formação em química, com especialização em terapias naturais, além de artista plástica autodidata, radicada na capital também há cerca de 10 anos.
No final de abril, no Dia Mundial do Tai Chi Chuan (27/04), a Casa do Dragão foi cenário de celebração marcante, que congregou alunos, amigos e adeptos da milenar técnica chinesa. “As energias fluíram suavemente, enquanto os movimentos graciosos do Tai Chi Chuan foram executados com serenidade, promovendo não só a saúde física, mas também a paz interior e a conexão com o Universo”, exaltou Tizu, um apaixonado pela arte milenar chinesa. O espaço também abarca oficina de artes para adultos e crianças.
(Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC. Foto: Divulgação/JC)

CASA DO DRAGÃO ARTE e CULTURA –
R. Raimundo Carlos Lopes, 383. Campeche.
F: 48-99681.6540/71-99282.4087(w).
Instagram @casadodragaoartecultura