20 de junho de 2024

SUL da Ilha sediará evento solidário a vítimas da enchente no dia 13/07

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Numa iniciativa do grupo ‘Coral Vozes Que Não Calam’, da capital, o Centro Comunitário Fazenda do Rio Tavares, no Sul da Ilha, sediará no próximo dia 13 de Julho um grande evento solidário em apoio às vítimas da enchente no Rio Grande do Sul. Com robusto portfólio de atrações, que promete movimentar o badalado centro comunitário regional, localizado ao lado do Terminal do Rio Tavares, o ‘Festival Cultural Solidário Juntos pelo Rio Grande do Sul’ visa coletar donativos para ajudar os atingidos pelo desastre.
“Os ingressos, solidários, serão alimentos não perecíveis ou materiais de limpeza e higiene”, avisa uma das organizadoras, a empresária e coralista Mary Gomez, uruguaia residente no Campeche há mais de 35 anos. Todo o volume arrecadado será incorporado a um lote de 410 kits de higiene já preparados, também arregimentado pelas coralistas, para envio às mulheres gaúchas acolhidas em abrigos. Através de uma vaquinha solidária, as coralistas já enviaram também um grande lote de água potável aos atingidos pela enchente, em meados de maio.
Além do Coral ‘Vozes Que Não Calam’, que fará a apresentação de abertura com diversas canções populares, entre elas o ‘Rancho de Amor à Ilha’, o evento também terá apresentações de samba, tango, danças gauchescas, sapateado e zumba, entre outros. “Será um grande confraternização de arte e cultura para ajudar nossos irmãos gaúchos’, assinala Mary. O evento também contempla atrações como brechós, barraca de comidas típicas juninas e palhaçaria para a criançada. Está previsto para iniciar a partir das 13h.
Criado e mantido há seis anos pela Guarda Municipal de Florianópolis, sob comando do maestro e agente da GMF, Ramon Pereira, o Coral ‘Vozes Que Não Calam’ é integrado por cerca de 70 mulheres da capital, entre sopranos e contraltos, que atuam voluntariamente. Os ensaios, semanais, acontecem na base da GMF, na região continental. “Nossa apresentação geralmente dura cerca de uma hora e contempla em torno de seis a oito músicas, todas tradicionais, alegres e positivas”, destaca Mary. O Centro Comunitário Fazenda do Rio Tavares  foi cedido gratuitamente para o evento beneficente.
(Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC, em ação solidária).
Foto: Divulgação/JC