10 de junho de 2024

COLUNA da Aline: grãos e sabores da ‘bebida mais amada do Brasil’

Aline Cervera/Especial JC

Isso não é uma propaganda de café! Apenas uma confissão pessoal de paixão pela bebida mais amada do Brasil e a mais consumida em todo o mundo. Em pleno outono e com o inverno se aproximando, é natural que aumentemos bastante o nosso consumo de café, muito além do tradicional desjejum matinal. Além de companheiro infalível no despertar pela manhã, o café também pode ser apreciado em diferentes horas ao longo do dia.
Aqui vão algumas dicas para os amantes dessa deliciosa bebida, sobre os diversos tipos de grãos e as opções de preparação. Influencia na qualidade final dos grãos, além das suas próprias características, os cuidados nas etapas de cultivo, preparo da terra e até o seu transporte. Além de fatores regionais, naturalmente, já que clima é decisivo na qualidade do grão.
Os principais tipos de grão são: Arábica: variedade mais produzida e consumida no mundo. De gosto suave, doce e pouco ácido; Robusta: grão originário de planta mais resistente, de aspecto rústico e sabor acentuado; Conillon: de grão menores e arredondados, de amargor marcante devido à alta taxa de cafeína. E baixa presença de açúcar. Bourbon: café também muito consumido, de aroma intenso, gosto suave e levemente adocicado.
Temos ainda: Novo Mundo: gosto marcante e aroma suave, utilizado em torras escuras, é encorpado e doce. Caturra: possivelmente criado a partir de mutação do Bourbon, de cor amarelo e vermelho, assemelha-se bastante a ele. Catuaí: grão originário do cruzamento de dois outros, Novo Mundo e Caturra. Caracteriza-se por uma doçura natural. Acaiá: mutação do Novo Mundo e de origem do grão arábica, cultivado em altitudes acima de 800m acima do nível do mar. Mais raro, possui notas frutadas e sabor suave, com lembranças achocolatas e acidez média.
Vamos agora, ao melhor, as principais opções de preparo dessa delícia: Expresso: feito sob pressão sem outros ingredientes, apresenta duas camadas, a bebida e a espuma. Esta serve como barreira para manter o aroma e o sabor do café. Capuccino: de origem italiana, mistura o café expresso com o leite vaporizado, resultando num creme delicioso. Irish Coffee: originário da Irlanda, é tomado acrescido de uísque irlândes e creme. Caffè Latte: também de origem italiana, é o café com leite, conhecido como pingado no Brasil. Macchiato: versão do capuccino, onde adiciona-se uma mancha de leite vaporizada, valorizando o gosto adocicado. Mocha: também chamado de mocaccino, café, leite vaporizado e calda de chocolate. Duplo: duas medidas do expresso. Aproveite o melhor da estação, degustando um bom café!
OBS: Gostaria de lembrar ao leitor a importância de seguirmos juntos e solidários na reconstrução do Rio Grande do Sul! Foto: Divulgação/JC.
(Texto: Dra Aline Cervera, cirurgiã-dentista e diretora geral do consultório OERT – Odontologia Rio Tavares).