O assunto de hoje é acerca da importância do esporte como ferramenta de desenvolvimento, inclusão e socialização, da criança e do adulto. A Ilha de Santa Catarina tem forte tradição nas práticas desportivas, sendo possível percebermos a pluralidade de modalidades e de atletas por toda a cidade. Dotada de belas praias e áreas verdes, são inúmeras as possibilidades que a cidade oferece: skate, surfe, futebol, remo, vela, ciclismo, basquete, vôlei, patinação, natação, tênis, kitesurf, paraglider, jiu-jitsu, capoeira, karatê, entre outras possibilidades.
É fato a importância da presença do esporte no desenvolvimento da criança, seja qual for a escolha; o esporte além de ser objeto de uma possível profissão, é sem dúvida um instrumento poderoso de transformação, inclusão e socialização. Compõe nosso bem-estar, fornecendo saúde física e mental, e através do esporte podemos cultivar relações de amizade, compondo uma corrente de incontáveis benefícios, sociais, físicos e psicológicos. E ainda é possível, por meio do esporte, otimizar o próprio desenvolvimento infantil.
Nos últimos anos, podemos notar o quanto o esporte cresceu em nossa cidade, basta ver o número de campeões, medalhistas , praticantes e amantes do esporte que optam por viver em Florianópolis, em especial aqui no Sul da Ilha, onde podemos perceber no skate, no surfe e no ciclismo, o aumento expressivo de admiradores e atletas. Para a prática do skate, opção muito procurada, a região possui uma bela pista na Costeira do Pirajubaé, aberta ao público. As inúmeras praias, para a prática do surfe, e seu entorno e ciclovias para o ciclismo.
Até mesmo a simples caminhada, se praticada regularmente, otimiza a saúde geral do indivíduo em qualquer idade. Além disso, encontramos em nossa região praças com estações públicas dotadas de equipamentos para a prática de ginástica e alongamento, oferecidas pela Prefeitura Municipal. Escolha a sua modalidade e através do esporte e desfrute das belezas da Ilha de Santa Catarina, aproveitando para cuidar de sua saúde, do corpo e da mente. (Texto: Dra Aline Cervera, cirurgiã-dentista e diretora geral do consultório OERT – Odontologia Rio Tavares). Foto: Divulgação/Arquivo/JC
3 de abril de 2023