22 de novembro de 2022

OPERAÇÃO Verão contempla volta do Reveillon e Carnaval na cidade

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Com elogiável e inusitada antecedência, a Prefeitura anunciou, ainda no final de outubro, o planejamento da nova temporada de veraneio na capital, cujas ações se estenderão do final de novembro até meados de março. A principal novidade é a retomada após dois anos dos eventos puxadores de público, como o show pirotécnico da virada do ano e os desfiles das escolas de samba no Carnaval, além naturalmente do badalado desfile de blocos de sujo, que leva multidões ao centro da cidade.
 A partir do final de novembro, quando será lançada também a programação natalina, estão previstos desfiles de Natal na Praça XV, centro e bairros. A temporada também contará, pela primeira vez, com um catamarã (embarcação marítima) credenciado pela Prefeitura para passeios pelas baías Sul e Norte, com capacidade para levar até 400 passageiros. No âmbito da estrutura receptiva, está prevista a instalação de 40 chuveiros públicos e 200 banheiros químicos nos balneários.
Batizado de Operação Verão Floripa 2022/2023, o planejamento também contempla polêmico incremento no número de vagas para o comércio ambulante nas praias, que pulará de 598 para 1.348 nesta temporada. Até praias reservadas, de acesso apenas por trilha, como Naufragados e Lagoinha do Leste, no Sul da Ilha, terão ambulantes credenciados. Outra novidade nesse sentido é a criação do projeto Monitores Ambientais, que contará com estudantes e estagiários para orientar visitantes pelos parques e trilhas turísticas da cidade.
O governo municipal promete também a revitalização de acessos e deques nos balneários, mirantes turísticos e iluminação das praias, além do ‘embelezamento’ geral da cidade e conclusão de obras importantes, como a SC-406, no Sul da Ilha. Anunciou também a operação, durante todo o mês de janeiro, de oito creches municipais, em todas as regiões da cidade. “Precisamos nos preparar para a temporada pensando não apenas nos turistas, mas também nos moradores, em quem vai atender quem vem de fora e quem vai aproveitar o verão aqui”, assinalou o prefeito Topázio, no lançamento da operação, num cinema da cidade. (Foto: Cristiano Andujar/PMF/Divulgação/JC)