O processo de treinamento de animais atletas exige também uma preparação física e mental. O treinamento de cavalos da equitação clássica e western tem vários pontos em comum. Prática no treinamento de cavalos de rédeas, considerada a mais técnica entre as modalidades western. Acredito que essa abordagem pode ser aproveitada em qualquer modalidade, pois trata-se de adequar a mente do cavalo para o aprendizado, seja qual for a sua função.
Comecemos pelo aquecimento do cavalo, um processo fundamental para o início da sessão de treinamento. A maioria das pessoas, no entanto, entende que isso está direcionado apenas à parte física, deixando de lado o aspecto mental. Partindo do fato de que hoje a maioria dos cavalos de esporte fica confinada em cocheiras e come rações de alto valor nutricional, temos que desenvolver um programa que inclua, desde o início, todos os elementos que influenciem na performance do animal.
Quando inicio o trote, deixo as rédeas soltas e que ele escolha o ritmo. Pode trotar no ritmo que quiser, só não pode voltar ao passo ou ir para o galope, a não ser que eu permita por algum motivo. Nesse momento, o cavalo já começa a me contar um monte de coisas importantes, por isso primeiro observo, para só depois direcionar.
Por exemplo, o cavalo acelera o ritmo em determinado momento, mantendo-o nessa velocidade que ele mesmo optou por todo o perímetro. Não deixo diminuir o ritmo por toda a pista, até a hora que percebo que começa a pedir para diminuir naquele pedaço em que estava aumentando. Nesse momento, permito que volte ao passo. Isso muda tudo, porque foi escolha dele e não imposição minha. Apenas administrei de forma que a vontade minha fosse a dele também.
É um conceito básico defendido pelo mestre Tom Dorrance: “primeiro vou onde ele quer, depois ele vai onde eu quero, para depois ficarmos juntos”. Essa é a hora que o cavalo se abre para o treinamento. Esse processo se aplica em diferentes tipos de cavalos, dos mais pacatos aos mais quentes e outras variantes que encontrem-se pela frente. (Lara Hope, criadora e treinadora de equinos).
Centro de Treinamento e Recreação de Cavalos (CTRC) Lara Hope.
Rod. Aparício Ramos Cordeiro, 2751, fundos. Campeche.
F: 99194.8553(w). www.larahope.com.br – Instagram: larahopectrc