Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Com todos os cuidados protocolares, o Campeche foi palco nos dias 11 e 12/09, de badalado evento de surfe amador que atraiu grande público ao balneário, fortalecendo a sinalização de uma temporada promissora na região e na própria capital, dentro do novo normal imposto pela pandemia. Embora pontual, o evento corroborou o resultado do ‘feriadão’ de setembro, que fortaleceu as expectativas de números expressivos para a próxima temporada na capital.
A própria Prefeitura avisa que deu o start para a temporada, vislumbrando desempenhos pré-pandemia. “Nossa estrutura de receptivo está sendo montada tendo com referência a temporada que antecedeu à pandemia, e não a do verão passado”, revelou o superintendente de Turismo da capital, Vinícius de Luca. Serão instalados, conforme o dirigente, 220 banheiros químicos nos balneários, além de 45 chuveiros. Desse montante, cerca de 30% devem ficar nas praias do Sul da Ilha.
Mesmo o Reveillon da capital, evento que costuma atrair muitos turistas, está muito próximo de ser confirmado. “Se os números (vacinação e declínio dos casos de contaminação) seguirem nessa trajetória, a tendência é de que aconteça”, afirmou o dirigente. Na temporada passada, o evento foi cancelado. A decisão oficial do governo municipal, contudo, só deve sair no final de outubro. Em relação ao carnaval de rua, outro puxador de turistas, a decisão deve ficar para o final do ano.
De Luca informa que será fortalecido ainda o sistema de estacionamento exclusivo para veículos de turismo em algumas praias da capital, entre elas Campeche e Armação, no Sul da Ilha. Embora ‘subestimado’, esse meio de transporte também traz importantes contingentes de visitantes, especialmente de paulistas, gaúchos, paranaenses, catarinenses do interior e até mesmo alguns argentinos, entre dezembro e começo de janeiro.
O secretário destacou ainda o recente lançamento pelo governo municipal do programa ‘Floripa no Capricho’, um trabalho de zeladoria que visa preparar as praias e principais espaços urbanos para a temporada, e da Operação Primavera, da Guarda Municipal, de monitoramento do respeito às regras sanitárias nos balneários da Ilha, que deve se estender depois à temporada. As expectativas positivas para o verão na capital, ressalva ele, não se norteiam apenas em resultados pontuais. “Temos números apresentados pelas principais operadoras que comprovam que Florianópolis vem se mantendo sempre entre os destinos de praia mais cobiçados do país”, afirmou. (Foto: Márcio David/Surf Talentos/Divulgação/JC)