20 de maio de 2021

HEMATOLOGISTA e sua múltipla atuação contra doenças do sangue

A hematologia é uma área que abrange uma série de doenças! Como o nome diz, a especialidade estuda as doenças do sangue! São várias patologias, sendo a anemia a mais conhecida pela população geral. Mas também cuida dos pacientes com trombose, daqueles que fazem uso de anticoagulantes, dos pacientes que apresentam problemas nas outras células do sangue como leucócitos e plaquetas e ainda tem toda parte de leucemias, linfomas, bem como seus respectivos tratamentos. Como a área é muito abrangente, vamos conversar abaixo apenas sobre os principais motivos que levam os pacientes numa consulta com o hematologista.
A anemia é a maior demanda do dia a dia do hematologista! Sinais e sintomas como palidez, cansaço, falta de ar, palpitações, falta apetite, perda de peso, dores nas pernas e queda de cabelo são as principais queixas dos pacientes! Se você apresentar estes sintomas, procure seu médico, faça exames que ajudam no raciocínio para apontar um diagnóstico ao paciente! A principal etiologia das anemias ainda é a falta de ferro no organismo, mas existem diversas outras causas que devem ser investigadas também. Outra demanda bem importante do Consultório são os pacientes que apresentam trombose venosa! São aqueles casos que se observa um aumento de volume em uma das pernas, mais comumente nas panturrilhas, em geral, associada com bastante dor no local! Esses pacientes devem procurar atendimento o mais breve possível para iniciar o tratamento com anticoagulantes e evitar o agravamento da situação. Ainda, temos diversos outros motivos que levam os pacientes a usar anticoagulantes, como as arritmias cardíacas, as Trombofilias, entre outros.
Por fim, o hematologista cuida de pacientes de outras áreas da medicina, como por exemplo, das gestantes que apresentam bastante alteração no sangue ao longo da gestação, bem como dos pacientes com Trombofilia que seria uma predisposição genética ou adquirida para o risco de trombose. Mas este é um assunto bem extenso, vamos deixar para discutí- lo numa outra oportunidade.
O importante é você buscar um estilo de vida cada vez mais saudável, procurando uma alimentação balanceada, mantendo a prática de exercícios físicos com regularidade, uma boa qualidade de sono e se apresentar algum dos sinais ou sintomas discutidos acima, procure seu médico, faça seus exames, nós profissionais estaremos à sua disposição para tratamento e para evitar agravamento e complicações dessas doenças.
(Texto: Mara Rodrigues Alves – Médica-Hematologista na Clínica Santa Úrsula, coordenadora do Ambulatório de Hematologia do município de Florianópolis e membro da equipe de transplante de medula óssea do Cepon – Florianópolis).
Foto: Divulgação/JC