Um dos segmentos mais impactados pela pandemia, em função de sua essência presencial e de grupo, a educação praticamente teve que se reinventar para esse desafio. A situação não foi diferente para a Escola Engenho, um dos mais tradicionais estabelecimentos de ensino básico (Educação Infantil e Ensino Fundamental) do Sul da Ilha, que se adaptou rapidamente a essa realidade temporária. E a escola Engenho acaba de completar 30 anos de atividades com solidez para seguir formando pessoas críticas, com educação de qualidade.
“Praticamente na semana seguinte ao decreto de pandemia (em 17/03/2020), iniciamos uma série de atividades, videoaulas e em seguida aulas remotas através da plataforma GoogleMeet para interação ON-LINE com pais, professores e alunos”, assinala Isabel Ouriques, sócia-administradora da escola. “Foi um investimento necessário e imprevisto que tivemos que fazer, mas que deu muito certo e a cada dia vai sendo aprimorado para respaldar nosso trabalho”, acrescenta.
Depois de operar durante praticamente todo o ano passado por meio de ensino remoto, a escola desde fevereiro passou a adotar o ensino híbrido, que mescla aulas presenciais e remotas. Para maior segurança dos alunos da modalidade presencial, além de todos os cuidados sanitários, a escola adota também esquema de rodízios presenciais.
Durante a transição, a escola foi abalada também pela recente perda de sua ex-diretora por mais de 29 anos, Cinthia Zaguini Müller. “Foi uma perda muito sentida, uma profissional corajosa que nos ajudou a elevar o nome da Engenho e também tivemos que superar para dar seguimento ao trabalho”, comenta Isabel, que compõe o atual grupo gestor da escola, com o administrador Marcelo Inácio e o coordenador André Luiz Rodrigues.
Surgida num pequeno prédio nas imediações da Rua Auroreal, em 1991, a Engenho foi se tornando sólida e desde 1994 está instalada em amplas e modernas instalações, atualmente com mais de 1.200 metros quadrados de área construída no coração do Campeche. Possui mais de 10 salas de aula, moderno laboratório, cantina, salas de reuniões e amplo ginásio. “É com grande alegria que comemoramos nossos 30 anos de existência. Que venham mais 30 anos! assinala Isabel.
(Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC).
ESCOLA ENGENHO – Rua Valdomiro José Vieira, 94. Campeche. F:3237.2410/99226.6535(w). escolaengenho.com.br
(Foto: Divulgação/JC)