Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Cumprindo um de seus principais compromissos de campanha, o prefeito reeleito Gean Loureiro deu à largada no começo de abril às obras de revitalização da Via Expressa Sul, principal rodovia de acesso ao Campeche e Sul da Ilha. A intervenção, acordada com o governo estadual, vai custar cerca de R$ 14 milhões, conforme dados da Secretaria Municipal de Infraestrutura, a maior parte oriunda de financiamento junto ao banco de desenvolvimento estadual (Badesc).
Embora envergue emblema do programa ‘Asfaltaço’, a obra vai muito além e planeja ‘transformar’, que o governo municipal sonha até em rebatizar de Beira Mar Sul. Além do recapeamento asfáltico integral de seus poucos mais de cinco quilômetros, entre túnel Antonieta de Barros e Trevo da Seta, a obra prevê construção de passeios, ciclovia, ornamentação paisagística e nova iluminação.
“Vai ter uma iluminação similar a da Beira Mar Norte, para as pessoas fazerem esporte e caminhada com maior segurança também à noite”, garante o secretário Valter Gallina. A iluminação iniciará numa segunda etapa, avisa ele, mas a intenção é que passe a andar depois em paralelo, convergindo para conclusão conjunta no final de agosto. “O cronograma da obra vai até outubro, mas estamos trabalhando bastante para tentar entregar tudo até o final de agosto”, afirma.
“Já temos mais de 1.300 metros de rodovia recapeada e cinco dos oitos pontos de drenagem estão prontos”, comentou, no começo de maio (06/05). O dirigente garantiu ainda que o capeamento asfáltico terá características diferenciadas, com seis centímetros de espessura, para maior resistência e durabilidade. Em relação à ciclovia, explicou o secretário, será implantada no lado direito (sentido bairro-centro), sobre trecho de canteiro, sem impactar na largura da faixa de rolamento de três pistas.
Depois de obter a liberação pelo governo estadual para intervir na rodovia, Gallina avisa que a Prefeitura gestiona também autorização para revitalizar a rodovia SC-406, no trecho entre o Elevado do Rio Tavares e a Avenida Osni Ortiga, que liga à Lagoa da Conceição, no Leste-Sul da Ilha, que ganharia também passeios e ciclovia. Em troca, segundo ele, o governo estadual encamparia a ampliação da rodovia SC-405, que passaria das atuais três pistas (uma delas reversível) para quatro pistas fixas. “Isso tudo ainda depende de um acerto com o governador Moisés”, sublinhou.
Inaugurada há quase 17 anos, durante a primeira gestão do falecido ex-governador Luiz Henrique da Silveira, a Via Expressa Sul sempre foi subvalorizada pelos sucessivos governos estaduais, a quem compete primeiramente a manutenção, exceto por tapa-buracos e modestas limpezas do entorno. Embora enraizada no cotidiano do Sul da Ilha, a rodovia transcende o interesse regional, por ser a porta de entrada da cidade para quem chega pelo aeroporto. (Foto: Leonardo Sousa/PMF/Divulgação/JC)