Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Rodovias
Depois de encampar a revitalização da Via Expressa Sul, por meio de acordo com governo estadual, a Prefeitura estuda intervir também na SC-406, do Elevado do Rio Tavares à Avenida Osni Ortiga, no acesso à Lagoa. A intervenção abarcaria capeamento asfáltico, passeios e ciclovia, antigo clamor de moradores e usuários da via. Em contrapartida, o governo estadual deflagraria a construção da quarta pista na SC-405. “Isso tudo depende ainda de um acerto com o governador Moisés”, ressalvou o secretário de Infraestrutura, Valter Gallina.
Iluminação
Após longo imbróglio, foi assinada há pouco mais de um mês a ordem de serviço para iluminação pública da mais importante obra viária da última década no Sul da Ilha, o novo acesso à região e aeroporto. Orçada em R$ 4,6 milhões, as obras prevêem iluminação em led de todo o trecho, tecnologia que permite o monitoramento remoto das luminárias. “Depois de entregarmos a obra que resolveu o problema das filas, vamos pôr fim também à novela da iluminação”, declarou o secretário estadual de Infraestrutura, Thiago Vieira, que reassumiu o cargo no dia 07/05, após a derrota do impeachment catarina.
Demolição
A Prefeitura informa que promoveu a demolição parcial, no dia 07/05, de uma edificação multifamiliar construída irregularmente no Campeche. Com o embargo e demolição parcial, a obra fica impedida de prosseguir por não possuir alvará de licença, além de edificada em área que não permite prédios deste tipo. Caso o proprietário não promova a demolição, a Prefeitura informa que retornará ao local para finalizar a ação. O governo municipal avisa que denúncias de obras irregulares podem ser feitas por meio do telefone 3251.4942.
Limpeza
Proprietários de terrenos ou mesmo grandes áreas do Sul da Ilha que não promovem a limpeza e manutenção regular de suas propriedades não terão mais vida fácil. Isso é o que planeja o novo subprefeito do Sul da Ilha, André Carlos da Silva, que assumiu a função há pouco mais de dois meses. “Vamos fechar o cerco a terrenos baldios que não sejam mantidos limpos’, afirmou o dirigente, nativo da Tapera. Silva promete também um ‘olhar social’ à região, buscando viabilizar melhorias para os moradores das áreas mais vulneráveis.
(Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC).
FOTO-LEGENDA: Policiais militares rodoviários comemoraram, no começo de abril, dois anos sem acidentes fatais na Rodovia SC-405, no Sul da Ilha.
Foto: Divulgação/JC