Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Praia da Armação
A Prefeitura da capital anunciou, em meados de fevereiro, um novo e ambicioso pacote de obras, que contempla entre outras intervenções, a engorda de mais duas praias da Ilha, ambas na região norte da capital, Jurerê e Ingleses. No final de 2019, a região já havia sido contemplada com a engorda de Canasvieiras. Para a Praia da Armação, que sonha com a engorda há mais de uma década, desde a histórica ressaca que a castigou em 2010, restou um prêmio de consolo: a praia do Sul da Ilha ganhará, conforme divulgado no pacote, uma obra de desassoreamento do Rio Sangradouro e um molhe na Praia do Matadeiro.
Subprefeitura
O jogo político não é para amadores nem mesmo nos escalões intermediários do staff municipal. Nem bem esquentou de novo a cadeira de subprefeito do Sul da Ilha (espécie de cordenador das intendências da região), que reassumiu no dia 15 de dezembro, após disputar as eleições para vereador, o líder comunitário João Bilck já foi defenestrado de novo do cargo. Francisco Carlos de Oliveira, o Chico, que o substituíra às vésperas do pleito eleitoral, também durou pouco mais de dois meses na função. O novo subprefeito da região é André Carlos da Silva, da Tapera, que seria indicação do vereador Josimar Pereira, o Mamá, também da Tapera.
Novo intendente
A Intendência do Campeche, que a exemplo da Subprefeitura regional também funciona no prédio do Pró-Cidadão do Sul da Ilha, nas imediações do elevado do Rio Tavares, também tem novo titular. Assumiu o cargo o jovem nativo da Cachoeira do Rio Tavares Everton Nelson Santana, que já atuava como comissionado do governo municipal desde agosto do ano passado, na pasta de saneamento. Ativista em entidades comunitárias da região, Everton promete muito empenho para solucionar as demandas comunitárias. A intendência pode ser acessada pelas redes sociais (Facebook e Instagram) ou pelos telefones 3237.4224 ou 3338.4089.
Ilha do Campeche
Apesar do decepcionante desempenho da temporada na capital em termos econômicos, a paradisíaca Ilha do Campeche foi novamente uma das atrações turísticas mais requisitadas do verão na Ilha. Em alguns dias, o número de visitantes na Cancún campecheana excedeu até mesmo os limites estabelecidos em decorrência das normas sanitárias vigentes, por conta da operação de embarcações clandestinas. Devido à pandemia, a visitação a maior ilha oceânica dotada de praia do litoral catarinense foi limitada a 400 pessoas por dia durante a temporada.
Documentário
A exuberância da Ilha do Campeche, com sua belíssima praia de águas cristalinas, ampla vegetação e valioso acervo de inscrições rupestres é tema de documentário recentemente lançado na capital. Fruto do projeto de conclusão de curso de Cinema na UFSC do caxiense Cláudio Felippio Júnior, radicado na capital há pouco mais de seis anos, e inteiramente produzido por alunos do curso, o documentário Mundo Ilha Campeche tem 53 minutos de duração, oferecendo aos espectadores um verdadeiro passeio virtual pela joia do Campeche. A obra foca principalmente o trabalho de conservação do patrimônio cultural e ambiental da ilha.
FOTO-LEGENDA
PROCON em ação: novo ‘xerife’ do Procon municipal, o vereador licenciado Gabriel Meurer, o Gabrielzinho, esteve na Casan em fevereiro notificando empresa por episódio de falta de água na capital.
Foto: Divulgação/Arquivo/JC