4 de agosto de 2020

O paradoxo de amadurecer com saúde em meio à pandemia

A humanidade hoje tem a capacidade inédita de lidar com a prevenção de doenças e a promoção de saúde para obter maior qualidade de vida. Porém, em 2020, paradoxalmente o adoecer tem sido o nosso assunto predominante e cotidiano. Dentre os temas que debatemos, há o questionamento se poderíamos ter feito mais por nós mesmos visando propiciar menor vulnerabilidade à temida Covid-19 e suas complicações.
Nosso organismo costuma responder bem ou mal a determinado problema de saúde dependendo de nosso histórico familiar, se temos alguma doença prévia, e também de como vivemos no dia-a-dia, nosso estilo de vida. Consiste na nossa dieta, na forma e intensidade como nos movimentamos, em nossos hábitos e vícios e também nos obstáculos que enfrentamos para viver e sobreviver em nossa casa, nossa comunidade, nosso trabalho e em nosso país.
O cultivo de estilo de vida saudável é uma grande estratégia para se tornar mais resistente a problemas de saúde. Mas, para que seja efetivo, deve ser mantido por tempo suficiente para causar efeito positivo. Exemplos de boas práticas são: manutenção de uma dieta variada e equilibrada (fornecendo os nutrientes que precisamos na quantidade adequada, inclusive sais minerais e vitaminas importantes para uma boa imunidade); a eliminação do sedentarismo (praticando-se pelo menos 150 minutos semanais de exercícios físicos); e boas noites de sono.
Também é ótimo, o contato com as pessoas que gostamos (mesmo que virtualmente, neste período), atividades de lazer prazerosas, o menor contato possível com substâncias tóxicas (como cigarro, agrotóxicos e poluição de grandes cidades) e a realização de exames preventivos precoces e regularmente.
Quando realizamos o acompanhamento médico em Geriatria, buscamos determinar e tratar doenças presentes, mesmo que ainda não causem sintomas. Também aconselhamos sobre como viver melhor, orientando sobre atitudes que vão fazer bem à reserva biológica do paciente. Entendemos que a melhor estratégia é se antecipar às crises possíveis e assim acrescentar não apenas dias de vida, mas vida aos dias que temos pela frente.
Para aqueles que procuram preparo sobre como lidar com problemas de saúde futuros, a resposta que oferecemos dentro da Medicina do Envelhecimento é: cultive bons hábitos, otimize suas reservas, antecipe-se e tenha uma vida melhor! Fonte: Silvana Oliveira e Silva Moreira, médica clínica especialista em Geriatria e Gerontologia)