Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Lombadas
Após inúmeras reclamações e até alguns acidentes, felizmente sem consequências mais graves, finalmente começaram a ser repintadas as lombadas que foram apagadas pelos trabalhos de revitalização asfáltica executados nas principais ruas do Campeche e região. A Subprefeitura do Sul da Ilha informou que já foram repintadas todas as lombadas da Rua do Gramal e estão sendo contempladas integralmente também as ruas Campeche, Capela, Auroreal e Tereza Lopes, além da Pequeno Príncipe, essa ainda em fase final da revitalização.
Emissário
Moradores do Campeche e região contrários ao polêmico projeto de emissário submarino para lançamento de efluente de esgoto em mar aberto no Campeche já estão se rearticulando para novos embates. Depois da última e conturbada audiência sobre o tema, realizada em outubro do ano passado, que mostrou grande rejeição ao projeto e ainda deixou muitas perguntas sem resposta, pairam no ar literalmente indícios de que o tema voltará à tona em breve. Recentemente, teria sido avistado um drone do Instituto de Meio Ambiente estadual (IMA) sobrevoando a área planejada para instalação do polêmico equipamento.
Ressacas
A Justiça Federal acaba de determinar que cabe ao governo municipal a responsabilidade sobre a gestão dos trabalhos de recuperação de área degradada pela maré alta, no Campeche, que vem sendo alvo de acirrado conflito na região, por conta de um polêmico projeto de enrocamento e calçamento de trecho da orla, encampado por uma associação local. Conforme a decisão, a intervenção no local não pode ser efetuada por gestão privada, dos entes diretamente ligados ao evento, devendo ser conduzida pelo município, com base em laudos técnicos e supervisão de órgãos responsáveis.
DIRETAS
CASAN – O engenheiro Alexandre Trevisan, da Casan, informou que a empresa aguarda sinalização do IMA para dar continuidade ao projeto do emissário no Campeche. Segundo ele, todos os questionamentos apresentados pelo órgão após a audiência de outubro já teriam sido respondidos.
AMONC – Uma das entidades mais ativas no combate ao emissário, a Associação dos Moradores do Novo Campeche (Amonc) entende que, além de altamente questionável do ponto de vista sanitário, os estudos que embasam a implantação do equipamento também não levaram em conta seus impactos sociais, econômicos e de vizinhança.
ARMAÇÃO – Moradores da Armação reclamam que o represamento do Rio Sangradouro, por conta do assoreamento, vem provocando muito desconforto na região, principalmente mau-cheiro. A Secretaria de Infraestrutura informa que desconhecia o problema, mas prometeu averiguar em breve.
DAMIANI – Após 25 anos de atividades, uma das mais tradicionais lojas de material de construção do Campeche e região acaba de fechar as portas. No seu lugar, próximo ao Banco do Brasil, na rodovia SC-405, vem por aí um novo e moderno prédio comercial, informou o empresário Marcelo Damiani.