Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Depois de sucessivos adiamentos, finalmente o novo acesso ao Sul da Ilha está praticamente concluído. Os dois últimos trechos pendentes de duplicação, abrangendo pouco mais de 1,8 quilômetro, foram concluídos e liberados ao tráfego, permitindo sua funcionalidade integral, restando apenas algumas obras complementares e de acabamento para a obra ficar totalmente concluída. “Todos os trechos estão prontos; só ficaram faltando a parte ambiental, cerca, calçadas e sinalização para concluir toda a obra”, comentou o engenheiro Cléo Quaresma, coordenador da Secretaria de Infraestrutura estadual.
A expectativa é de que a obra vital para o Sul da Ilha seja inteiramente concluída até meados de junho, inclusive se credenciando para receber uma merecida inauguração oficial, o que possivelmente deve acontecer apenas após a superação da pandemia. Paralelamente, a Prefeitura informa que já concluiu também, ainda no final de março, a prometida iluminação provisória de trecho 1,2 quilômetro do novo acesso ao Sul da Ilha, que liga também ao novo aeroporto da capital, por meio de 63 postes provisórios.
Maior obra viária dos últimos 15 anos no Sul da Ilha, desde a inauguração da Via Expressa Sul, o novo acesso ao Sul da Ilha é também uma das mais prolongadas da história recente do município. Prometida inicialmente para conclusão ainda em meados de 2014, antes da Copa do Mundo do Brasil, a obra permaneceu em ritmo lento até há pouco mais de dois anos, em função de entraves ambientais, e só deslanchou mesmo a partir de 2018, na gestão-tampão do ex-governador Eduardo Pinho Moreira, e no início do atual Governo Carlos Moisés.
Coube ao atual governador colocar também a ‘cereja do bolo’ na obra, com a inclusão da importante rótula da Tapera, que não estava prevista no processo original. No final de setembro do ano passado, acabou sendo liberado ao tráfego ainda inacabado, com dois trechos ainda em obras e operando em pista simples, se constituindo mesmo assim num divisor de águas para a melhoria do tráfego regional.
Depois, sua conclusão ficou prometida para março, mas novos imprevistos na gestão técnica da obras adiaram seu término para o final de abril. A quarentena, decretada em meados de março, acabou também impactando nas obras finais da rodovia, dificultando o recebimento de materiais e operação de mão-de-obra. (Foto: Divulgação/JC)