2 de junho de 2020

DENTISTA adota protocolos rígidos para atendimento no Campeche

Depois de permanecer por quase um mês praticamente sem atendimentos, exceto casos de emergência, no auge da quarentena, o consultório da odontologista Lígia Costa, na Avenida Pequeno Príncipe, reabriu com protocolos rígidos para o atendimento dos pacientes. Sempre devidamente paramentada, com a indefectível roupa-de-astronauta, juntamente com sua assistente Luana, a profissional adota uma série de cuidados para a segurança de pacientes e do próprio consultório.
Entre os cuidados adotados estão a desinfecção dos sapatos dos pacientes, antes de acessarem à antessala do consultório, desinfecção de suas mãos com álcool gel e até a assinatura de documento autorizando a intervenção odontológica, com uma caneta devidamente higienizada e acondicionado em embalagem plástica. “Sempre usamos os EPI (equipamentos de proteção individual), mas agora estamos ainda mais rigorosos em todos os demais processos, para o próprio bem dos nossos pacientes também”, comenta Lígia.
Além disso, destaca ele, a própria agenda do consultório obedece um planejamento estipulando intervalos de 30 minutos entre a saída de um paciente e entrada de outro. “Se antes atendíamos até 18 pacientes num dia de grade movimento, hoje estamos atendendo no máximo sete”, comenta. Após a saída do paciente, comenta ele, começa uma bateria de atividades para preparar a entrada do próximo, com assepsia de piso, cadeira, maçanetas, bancadas e puxadores, entre outros.
Esse processo, admite ela, implicou num aumento exponencial no volume de serviço e nos próprios custos de operação do consultório. “A nossa carga horária fixa está bem mais puxada”, assinala. A profissional lembra, contudo, que os cuidados com a higiene bucal são essenciais neste período, porque a boca é o principal canal de acesso de bactérias e outros vetores de enfermidades.  Não por acaso, é a principal área de proteção das máscaras, juntamente com as narinas.
Uma das pioneiras na região, Lígia é reconhecida também como uma das mais competentes dentistas do Sul da Ilha e da própria capital, dona de ampla clientela que abarca todo o Sul da Ilha. A profissional executa desde simples profilaxias e restaurações até implantes. Formada em 1990 pela UFSC, está desde então com consultório instalado no mesmo endereço – recentemente ampliado e ainda mais integrado à natureza.
(Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC. Foto: Divulgação JC)

Dra. Lígia Costa –
Av. Pequeno Príncipe, 968. Campeche.
Fones: 3237.3850/99967.4114