Escola do Futuro
A Prefeitura da capital inaugurou na primeira quinzena de fevereiro a primeira unidade da chamada Escola do Futuro, no Sul da Ilha, no bairro da Tapera. Com capacidade para até 420 alunos do ensino fundamental e outros 100 na modalidade educação de jovens e adultos, no período noturno, o complexo tem 5,4 mil metros quadrados de área construída e custou R$11,7 milhões aos cofres públicos. Passa a ser a maior escola pública municipal do Sul da Ilha, suplantando a Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche, e a Batista Pereira, no Ribeirão da Ilha.
Posto de saúde
Posto de saúde com o maior número de usuários do Sul da Ilha, o posto de saúde do Campeche ficou de fora da lista dos contemplados com novos médicos, dentre os 40 novos profissionais recentemente chamados pela Prefeitura da capital. Para decepção do Conselho de Saúde e da comunidade local, no Sul da Ilha apenas Tapera e Rio Tavares ficaram entre os contemplados, com um novo médico cada, de acordo com distribuição publicada na imprensa corporativa da capital.
Emissário
Reunião realizada na primeira quinzena de fevereiro, na Associação dos Moradores da Costeira, para nova discussão do polêmico projeto do emissário submarino de esgoto projetado para o Campeche, novamente deixou evidenciada a forte resistência que o projeto enfrenta na região. A presidente da Associação dos Moradores do Novo Campeche (Amonc), Maria Isabel Gonçalves Koerner, disse que até representantes de entidades empresariais teriam admitido ressalvas ao projeto postulado pela Casan.
DIRETAS
DEMOLIÇÕES – A Prefeitura promoveu a demolição de mais duas construções irregulares na primeira quinzena de fevereiro, no Campeche e Rio Tavares, no Sul da Ilha, devido a irregularidades construtivas. Uma delas estava sendo edificada em três andares, contrariando o plano diretor local. A outra contemplava nada menos do que 10 quitinetes, enquanto alvará previa duas casas.
CLANDESTINOS – Edificações clandestinas, aliás, crivadas de quitinetes, sem o devido licenciamento construtivo, são um dos novos problemas do Campeche e região, alerta o presidente da Associação de Moradores do Campeche (Amocam), Alencar Vigano. O bairro, conforme ele, corre o risco se transformar rapidamente numa nova Praia dos Ingleses.
LOMBADAS – O secretário de Obras municipal, Valter Galina, avisa que as lombadas suprimidas ou rebaixadas após o Asfaltaço em algumas ruas do Campeche não serão recompostas. Segundo ele, pelas novas regras de ordenamento urbano só seriam obrigatórias lombadas próximo a igrejas, escolas, unidades públicas de saúde e similares.
CALENDÁRIO – Produzido por um coletivo de fotógrafos conhecidos da região, entre eles Milton Ostetto (foto) e Paulo Goethe, foi lançado recentemente o primeiro calendário-arte específico do Sul da Ilha. Composto por 14 magníficas imagens da região, o calendário pode ser adquirido em diversos pontos comerciais do Campeche.