26 de fevereiro de 2020

PESQUISA aponta decepção para bares e restaurantes catarinenses

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

A temporada que se avizinhava como a melhor dos últimos anos, inobstante a inevitável ausência dos hermanos, e que inclusive teve início de forma promissora na virada do ano, acabou não se confirmando para os donos de bares e restaurantes da capital e litoral catarinense. Pesquisa divulgada no final da primeira quinzena de fevereiro pela seccional catarinense da Associação de Bares, Restaurantes e Similares (Abrasel) revela que a percepção de quase 70% dos comerciantes entrevistados é de que a temporada está inferior ou no máximo igual a do ano anterior.
“Vale destacar que há dois anos já se percebia redução no fluxo de clientes. Uma percepção igual à do ano anterior não é considerada positiva”, afirmou ainda o presidente da Abrasel/SC, Raphael Dabdab. A única exceção na pesquisa foi no litoral norte catarinense – que abrange Balneário Camboriú e Itapema, entre outras – onde houve uma percepção positiva de 40% dos empresários. Importante frisar que o tempo seco, de muito sol e calor, é fator contrário ao segmento, porque estimula o turista a permanecer na praia, retardando refeições e ampliando os períodos de ociosidade do setor.
“Recebemos muitos visitantes, predominantemente paulistas, paranaenses e gaúchos, porém com o poder de compra corroído pela crise econômica. Como os moradores, eles tiveram de adequar seu hábito de consumo, reduzindo não somente a frequência, mas também o gasto médio dos clientes nos bares e restaurantes”, observou Dabdab. A pesquisa revelou ainda que o gasto médio dos visitantes também ficou igual ou até caiu, na percepção de 76% dos entrevistados, gerando inclusive incertezas sobre o longo do ano, já que a temporada costuma funcionar coma uma espécie de reserva econômica do segmento.
Mas nem tudo foi decepção para donos de bares e restaurantes, revela Dabdab. Isso porque os medidores de reputação on-line do segmento, monitorados pela Abrasel, revelaram que quase 90% das avaliações espontâneos dos consumidores por meio de plataformas digitais como TripAdvisor e Google, entre outras, foram positivas. Outro aspecto positivo da temporada, destaca ele, foi a ausência de maiores problemas de abastecimento de água e luz, bem como no âmbito da segurança pública. “Esses fatores fazem com que os turistas levem boas recordações do nosso estado e divulguem espontaneamente nossos atrativos”, assinalou. (Foto: José Somensi/Conexão Verão NSC/Divulgação/JC)