4 de outubro de 2019

APÓS dois anos de obras, grupo suíço inaugura aeroporto na região

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Sob pompa e circunstância, com show de bandas locais e grande público, foi inaugurado no final de setembro o novo aeroporto internacional de Florianópolis, agora ainda mais integrado ao Sul da Ilha, bem pertinho do Campeche. Edificado em pouco menos de dois anos pela Floripa Airport, subsidiária do grupo suíço Zurich Airport – concessionário do terminal por mais 28 anos, o novo aeroporto é considerado o mais moderno do gênero do país.

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Além da sofisticação interna, que remete aos principais aeroportos mundiais, possui capacidade para até oito milhões de passageiros anuais, quatro vezes mais que o antigo e saturado terminal. É dotado também de fingers para acesso às aeronaves, – pondo fim ao velho guarda-chuva no embarque de passageiros -, pista auxiliar, esteiras automatizadas, controle de acesso digitalizado e estacionamento cinco vezes maior que o anterior, com capacidade para até 2,5mil veículos, entre outras novidades.
Além da excelência funcional, que tem virado os beiços de alguns formadores de opiniões e lambe-botas em geral, o novo aeroporto também contempla inovações de lazer, mirando atrair um público regular além dos passageiros. É dotado de amplo terraço panorâmico e shopping a céu aberto – batizado de boulevard – que abriga diversos empreendimentos comerciais, do ramo gastronômico, de lazer, compras e serviços, a maioria de empreendedores catarinenses.
Para alavancar os empreendedores parceiros, a Floripa Airport promete manter uma agenda regular de eventos no local, criando uma nova cultura na relação da população com o empreendimento. “Será um grande aeroporto e também divertido; sempre terá algo acontecendo no complexo, concertos, exposições, tour para crianças; estamos tentando ser mais diferentes, mais loucos, mais divertidos”, declarou em português esgrimado o diretor do Floripa Airport, o suíço Tobias Market, a um grande jornal local.
Com maioria das operações terceirizadas, a concessionária não destacou o numero de empregos diretos gerados no terminal, mas no boulevard estima-se que tenha criado pelo menos 700 vagas. O empreendimento abarcou investimento total de mais de R$ 570 milhões, conforme dados da concessionária, boa parte financiado pelo bom e velho Bndes, no melhor estilo da concessão à brasileira, muito apreciado pelos estrangeiros. (Foto: Ricardo Wolffenbuttel/Divulgação/JC)