Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Com horizonte menos nebuloso à frente, após audiência realizada no bairro Carianos no final de abril, que voltou a reaproximar governo e proprietários na renegociação de desapropriações, a liberação do novo acesso ao Sul da Ilha deve mesmo acontecer no final de outubro. “Está mantida a previsão para o final de outubro”, reafirma o secretário estadual de Infraestrutura, Carlos Hassler, ressalvando que parte do trecho a ser liberado ainda se dará por pista simples até a conclusão integral da obra.
O secretário esclarece, contudo, que a obra será liberada, porém não estará terminada. A conclusão efetiva – com pista dupla em toda sua extensão, calçadas, meios-fios e ciclovia -, de acordo com ele, que estava inicialmente prevista para acontecer cerca de dois meses após a liberação, pode se estender um pouco mais, até março do próximo ano. A boa nova para o Sul da Ilha é que o complexo viário será acrescido também de uma rotatória, na confluência entre a Rodovia Aparício Ramos Cordeiro (Estrada da Tapera) e a SC-405, que não estava no projeto original.
Mesmo sem o acesso pronto, a confluência já é considerada um dos trechos mais perigosos do Sul da Ilha, em função do incremento geométrico do número de veículos que circulam pela região. Com trabalhos preliminares já iniciados, será a primeira obra com assinatura do Governo Carlos Moisés na região. A expectativa é de que a rotatória, que também será a primeira do Sul da Ilha, fique pronta juntamente com a liberação do novo acesso.
Acerca do andamento geral da obra, Hassler garante que voltou a avançar após a reaproximação com os proprietários resultante da audiência, apontada como muito produtiva. Os principais gargalos desapropriatórios que impediam a fluidez da obra teriam sido resolvidos, afastando riscos de descontinuidade dos trabalhos. Serão gastos ainda, contudo, cerca de mais R$ 75 milhões para concluir a questão fundiária, calcula Hassler, com recursos do orçamento estadual.
A conclusão do novo acesso ao Sul da Ilha é considerado crucial para por fim ao drama dos congestionamentos que castigam a região, mesmo após a conclusão do badalado elevado do Rio Tavares, que trouxe poucos ganhos efetivos em termos de solução de tráfego. Com o novo flanco de acesso à SC-405, a tendência é de que o volume de veículos que transitam pelo acesso principal, via Trevo da Seta, sofra uma drástica redução. Isso porque os moradores do Campeche Sul, bem como dos demais bairros da região, tenderão a optar pelo novo acesso, deixando o acesso tradicional para os destinos Campeche Norte, Rio Tavares e Lagoa da Conceição. (Foto: Divulgação/Secom/JC)