7 de junho de 2019

CASAN anuncia linha direta para esclarecer detalhes de ‘emissário’

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Emissário
Dado a enorme repercussão desencadeada no Campeche e região por conta da continuidade do polêmico projeto de implantação de um emissário submarino de esgoto em mar aberto, no Campeche, que muitos já acreditavam descartado, a Casan anuncia a criação de um email específico (emissário@casan.com.br) para recebimento de questionamentos acerca do equipamento. O EIA/Rima (Estudo e Relatório de Impacto Ambiental) que ampara o projeto também está disponível para consulta no site do  Instituto de Meio Ambiente estadual (www.ima.sc.gov.br).

Educação
A Secretaria Municipal de Educação deu a largada, em meados de maio, a uma série de melhorias em unidades de ensino da região. Além da construção de nova unidade para abrigar o Núcleo de Ensino Infantil Municipal (NEIM) do Pântano do Sul, foi iniciada também a reforma do NEIM da Armação, informou o secretário de Educação, Maurício Fernandes. Mas nem tudo são flores na área. Devido a problemas estruturais, na última semana de maio, a Prefeitura anunciou a interdição temporária da escola Anísio Teixeira, a maior da Costeira do Pirajubaé.

Esportes
Fundado em 18 de maio de 1964, uma das mais tradicionais agremiações culturais e esportivas do Sul da Ilha, a Associação Cruz de Malta comemorou recentemente 55 anos de fundação com um ‘costelaço’ aberto à comunidade em sua sede social, no Rio Tavares. O evento teve animação de grupos de pagode e sertanejo, informa a diretoria , e até parquinho especialmente montado para alegrar a criançada. O evento serviu ainda para o atual campeão do futebol amador da capital apresentar o uniforme novo, patrocinado pelo Grupo Pedrita.

História
Um dos mais importantes museus da cultura açoriana, dotado de riquíssimo acervo de mais de três mil peças que retratam os costumes dos primeiros habitantes da Ilha de Santa Catarina, corre o risco de fechar as portas. Depois de quase 50 anos de existência, o Ecomuseu do Ribeirão da Ilha pode encerrar atividades por falta de capacidade financeira para honrar quase ‘irrisórios’ R$ 10 mil mensais necessários à sua manutenção, avisa o criador e mantenedor do espaço, o historiador Nereu do Vale Pereira.

Salvamento
O bombeiro militar cabo Ernani (foto), morador do Sul da Ilha, foi recentemente agraciado com moção de aplauso pela Câmara de Vereadores da capital, por proposição do vereador Renato Geske (foto). A honraria foi concedida por conta de uma bem sucedida ação de resgate realizada durante a temporada na Praia do Caldeirão, em circunstâncias inusitadas. Embora de folga, o militar passava pelo local com a família e ao perceber que três pessoas se encontravam em situação de risco iminente num veleiro virado entrou no mar e liderou a operação de salvamento, com apoio posterior de um veículo aquático dos bombeiros para conclusão do resgate. Foto: Divulgação/JC