Maio será novamente o mês dedicado à atenção no trânsito. Mais do que adotar a direção defensiva, não beber antes de dirigir e respeitar as leis, a campanha anual denominada Maio Amarelo busca alertar também para os cuidados com os veículos. Condutores devem estar atentos sempre à manutenção dos seus carros para garantir que estejam em perfeito estado de circulação. Um dos focos de cuidado deve estar nos pneus.
Cláudio Pereira, Gerente da Boss Pneus, selecionou algumas dicas para aumentar a vida útil das quatro peças automotivas e evitar acidentes. Em caso de carros de passeio e caminhonetes, recomendamos seguir sempre a pressão indicada pelo fabricante do veículo. Essa informação é encontrada no manual do veículo; para vans e utilitários, a recomendação é procurar um técnico que possa avaliar o perfil de utilização do veículo e orientar sobre a pressão ideal para o pneu.
Pereira ressalta que é importante conferir a pressão, e corrigir se necessário, a cada 15 dias, com os pneus frios. Ao rodar com o veículo, os pneus esquentam e o ar comprimido se expande, fazendo com que a pressão aferida nessa situação aparente não seja a correta. Não esquecer de calibrar o estepe, que também perde pressão com o tempo, e muitas vezes quando é necessário utilizá-lo está com a pressão tão baixa (murcho) que não é possível ser usado.
Sobre o rodízio de pneus, é recomendado que seja realizado ao menos a cada 10 mil quilômetros, aproveitando a ocasião para verificar também o balanceamento dos pneus e a geometria do veículo. Evitar frenagens e acelerações bruscas também preserva os pneus. Procure incorporar também o hábito da direção econômica e segura, reduzindo a velocidade e desacelerando o veículo ao perceber que um semáforo está fechado. Com este hábito, além de economizar nos pneus, é possível gastar menos combustível, freios e outros componentes. Além disso, a prática também gera sensação de segurança e conforto.
Parece óbvio, mas é importante frisar: evite buracos. Eles são os principais causadores de danos irreversíveis nos pneus, como bolhas por exemplo. Em dias de chuva, essa situação fica ainda pior, exigindo uma atenção maior do condutor do veículo. Caso tenha comprado os pneus para utilização futura, mantenha-os guardados em um local seco, coberto, longe de lubrificantes ou qualquer produto que tenha como base de fabricação o petróleo. Fique sempre atento aos sinais do veículo. Se o volante estiver trepidando ou direção puxando para os lados, faça uma revisão o quanto antes! A utilização do carro nessas condições vai levar a um desgaste prematuro do pneu, comprometendo seu desempenho e também a segurança do veículo. (Fonte: bosspneus.com.br)
27 de fevereiro de 2019