3 de julho de 2017

DESAPROPRIAÇÃO garante novo fôlego para obras de elevado

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Elevado
O clima no Sul da Ilha é de expectativa acerca do possível deslanche das obras do futuro elevado do Rio Tavares, que avança em ritmo lento desde meados do ano passado, devido a indefinições sobre desapropriações essenciais ao andamento dos trabalhos. Isso porque a Prefeitura anunciou recentemente a conclusão do processo de desapropriação da mais cara e estratégica área abrangida pela obra, pertencente a tradicional madeireira local. O prefeito Gean Loureiro voltou inclusive a prometer a liberação do tráfego no elevado até dezembro deste ano.

Imóveis
 Moradores de imóveis edificados sem licenciamento e não contemplados pelo fornecimento regular de água e energia elétrica acabam de ganhar a chance de regularização. A Prefeitura baixou recentemente decreto autorizando ligações de água e eletricidade em imóveis irregulares, edificados até dezembro do ano passado. A medida deve beneficiar em torno de 30 mil moradias em toda a capital, bem como ampliar a base de contribuintes do município. Para obter a regularização, o morador deve procurar o Pró-Cidadão e preencher cadastro.

Música
Conhecido pela deliciosa gastronomia e ambiente aconchegante, o Sufoco’s Bar vem se tornando referência também em música ao vivo. Desde o verão, expoentes da música local se apresentam no bar ‘campecheano’, entre eles o violonista Guinha Ramirez (foto), com o show “Um Barzinho, Um Violão”, que acontece quinzenalmente (aos sábados). Durante a semana, todas as quartas, quintas e sextas, sobem ao palco os talentosos Edson Moura, Michel de Moraes e Bruno Melo. No dia 09/07, todos se encontrarão para abrilhantar a nona edição do tradicional Festival da Tainha promovido pelo bar.

DIRETAS
AMOCAM – Novas eleições para a diretoria da Associação dos Moradores do bairro (Amocam) acontecerão em agosto. Pelo andar da carruagem, ao contrário do pleito anterior desta vez a tendência é de que a disputa seja acirrada na briga pelo comando da entidade.
POSTO – O coordenador do Conselho de Saúde do Campeche, Anilton Graciliano Bardanço, esteve no início do mês reivindicando a conclusão do novo posto de saúde do bairro na Câmara de Vereadores. Atendendo solicitação do vereador Vanderlei Farias, o dirigente falou no espaço ‘tribuna livre’ do legislativo municipal.
LOMBADAS – Deinfra reitera que está descartada a substituição das polêmicas lombadas instaladas ao longo do trecho em terceira pista da rodovia SC-405. Embora sejam alvo de reclamação de muitos motoristas, por suas dimensões, que interferem no ritmo do tráfego, o Deinfra alega que os equipamentos zeraram os acidentes com morte no trecho.
DUPLICAÇÂO – O Deinfra revela, por outro lado, que segue sob análise do grupo gestor do governo estadual a liberação de recursos para duplicação do trecho de um quilômetro entre os trevos do Rio Tavares e Campeche, reivindicados pela Prefeitura para complementar a funcionalidade do futuro elevado.
ACIDENTE – Dois colaboradores da Associação Couto de Magalhães, responsável pela gestão da Ilha do Campeche, morreram após naufrágio do barco em que se deslocavam para a ilha, no final de maio, provavelmente em decorrências das condições climáticas. Os corpos dos dois foram resgatados pelos bombeiros próximos ao costão norte da ilha.