Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Outra obra viária poupada dos cortes, essa no âmbito municipal e ainda em fase preliminar, é a duplicação da Rua Deputado Antônio Edu Vieira, no Pantanal. Obra importante para a conexão viária alternativa entre Sul da Ilha e Centro, teve edital de licitação lançado no começo de setembro pela Prefeitura da capital. A obra faz parte do primeiro trecho do Anel Viário do Centro, que contará com corredor exclusivo para ônibus. Segundo o prefeito César Souza Júnior, é a única obra do pacote de mobilidade financiado pelo Governo Federal que tem recursos garantidos.
A abertura dos envelopes e escolha do vencedor deve acontecer em meados de outubro, com início das obras previsto para no máximo 60 dias após a conclusão do processo. A obra está orçada, conforme a Prefeitura, em cerca de R$ 37 milhões, abrangendo uma extensão de 1,9 quilômetro (do início do Córrego Grande até o Armazém Vieira).
Além de corredor de ônibus exclusivo, estão previstas também ciclovias e calçadas amplas. É também neste trecho da Antônio Edu Vieira que está projetada a construção (próximo à Eletrosul) do primeiro elevado para tráfego somente de ônibus, com sete metros de largura e duas pistas para o transporte coletivo. (Foto: Petra Mafalda/Divulgação/JC)