Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Única obra viária do Sul da Ilha que escapou da ‘tesourada’, o elevado do Rio Tavares teve efetivos avanços nos últimos 40 dias e já começa a ganhar imponência na paisagem da região. A construção iniciada há quase quatro meses, com expectativa de conclusão no final do próximo ano, alcançou recentemente cinco pilares concretados, um em fase de montagem do bloco e outros cinco em fase de estaqueamento.
Um dos pilares concretados, chamado P2, é considerado vital para o avanço na intervenção do sistema viário da região, porque vai permitir finalmente a liberação de uma pista lateral à via, que possibilitará a conexão direta com a SC-405 para os veículos que deslocam no sentido Lagoa- Centro. Assim que a novidade for introduzida, ficará proibida também a conversão no sentido Lagoa-Sul da Ilha, através do Trevo do Rio Tavares.
O diretor geral da Secretaria de Obras, Américo Pescador, garante que até o momento não existe qualquer risco de interrupção ou mesmo desaceleração na edificação. “Essa é uma obra emblemática do governo e não terá seu ritmo reduzido”, assegurou. O elevado terá no total 12 pilares, cada um deles com oito estacas de profundidade (com capacidade de suportar individualmente até 230 toneladas-força), coroadas por um bloco com mais de 30 metros cúbicos de concreto.
Esses blocos, que medem pouco mais de sete metros de comprimento, 2,60 metros de largura e 1,60 metro de altura (ou profundidade), servem de base para os pilares que vão sustentar a via elevada. Orçado em R$ 15 milhões, financiados pelo governo estadual através do Badesc, o elevado terá 220 metros de extensão e fará a ligação, em forma de anel, entre a SC-405 e a Rodovia Dr. Antônio Luiz Moura Gonzaga, que une o Rio Tavares e o Campeche à Lagoa da Conceição. O projeto contempla ainda, para o entorno, ciclovias e calçadas. (Foto: Petra Mafalda/Divulgação/JC)