Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Depois de sucessivos entraves, as obras de construção do elevado do Rio Tavares começaram a sair literalmente do chão. A largada se deu no início de junho, com a instalação das primeiras estacas centrifugadas que farão a sustentação dos 12 blocos de fundação que, por sua vez, vão receber os 12 pilares de sustentação das pistas. Até 18/06, informou o secretário de Obras, Rafael Hahne, cinco estacas já tinham sido instaladas.
Cada estaca possui em torno de quatro toneladas de peso, variando entre 11 e sete metros de comprimento. Paralelamente, está sendo feito também o desvio provisório de segurança para o tráfego de quem vem pela SC-406 no sentido Lagoa-Centro, que começará pouco antes do trevo e desembocará defronte ao posto de gasolina. Não será mais possível fazer a conversão para o Sul da Ilha pelo local. Ao longo dos trabalhos, antecipou Hahne, outros desvios serão necessários.
Considerada a maior obra viária em execução atualmente no município, o novo equipamento deve ser concluído em 18 meses. “Embora obras dessa envergadura sejam complexas, nossa expectativa é de que esteja pronta já no verão de 2017”, assinalou. Ao custo de cerca de R$ 15 milhões, está sendo executado pelo Consórcio Conpesa-BTN, vencedor de licitação.
Outros R$ 17 milhões, informou o secretário, serão despendidos em indenizações para desapropriações de imóveis, dos quais R$ 7 milhões oriundos do governo estadual e R$ 10 milhões dos cofres municipais. Hahne garante que as negociações com proprietários estão avançadas, com escasso risco de interrupção da obra em função de algum eventual impasse.
O secretário informou ainda que as prospecções para detecção de possíveis sítios arqueológicos no local prosseguem, mas até agora foram descobertos apenas resquícios de conchas. A Prefeitura acredita que o novo elevado vai desembaraçar o nó viário do local, considerado um dos mais intrincados da Grande Florianópolis, por onde passam diariamente mais de 50 mil veículos, durante a baixa temporada. O elevado terá 220 metros de extensão e fará a ligação, em forma de anel, entre o Rio Tavares e os acessos viários a Lagoa da Conceição e Campeche/Sul da Ilha. A obra contempla ainda, para o entorno, calçadas e ciclovia. (Foto: Milton Ostetto/Divulgação/JC)