Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Depois de um longo período de aparente paralisação, as obras de ampliação do acesso ao futuro novo aeroporto da capital voltaram a ganhar evidência, com o avanço das obras de construção da nova ponte sobre o Rio Tavares, considerada uma das etapas mais complexas do novo acesso viário. Com isso, a obra passa a ter dois trechos mais avançados, o outro fica situado no lote final, ligando a rodovia da Tapera ao futuro terminal aeroviário.
Apesar do cronograma de obras da nova ponte, que abrange também a restauração da atual travessia, estabelecer sua conclusão apenas para a segunda quinzena de maio de 2016, o presidente do Departamento Estadual de Infra-Estrutura (Deinfra), Paulo Meller, voltou a garantir, no final de julho, que a intenção do governo é entregar a obra em novembro de 2015. “Nossa expectativa é antecipar em seis meses a conclusão da ponte”, assegurou.
Só a ponte, conforme dados do Deinfra, está orçada em R$ 19,3 milhões. Outro equipamento viário complexo é o viaduto que fará a transposição da Diomício Freitas, ligando ao estádio do Avaí e ao futuro terminal. Sua construção, contudo, ainda depende da definição do traçado central da rodovia, que se encontra sob análise dos órgãos ambientais para fins de licenciamento.
O governo insiste em executar um traçado contornando loteamento residencial do bairro Carianos, minimizando o impacto social e custos com desapropriações. A etapa mais avançada da obra, conforme o Deinfra, segue sendo o trecho final ligando a rodovia da Tapera ao novo terminal, cuja etapa de terraplanagem já encontra com 85% dos trabalhos concluídos.
Meller voltou a criticar a morosidade no processo de licenciamentos, atribuindo à ‘burocracia’ a culpa pelos atrasos na execução das obras do novo acesso, inicialmente planejado para ficar pronto ainda em 2014. Em relação ao trecho entre a ponte e o estádio do Avaí, o Deinfra informa que ainda se encontra em processo de estabilização do solo, que precede a pavimentação. O novo acesso ao aeroporto está sendo executado pela empreiteira Espaço Aberto, recentemente envolvida em ampla polêmica com o governo estadual acerca das obras na ponte Hercílio Luz. (Foto: Milton Ostetto/Divulgação/JC)