Angelo Poletto Mendes/Redação JC
A capital catarinense acaba de ser contemplada com nada menos do que R$ 412 milhões do Governo Federal para aplicar em obras de infra-estrutura e melhoria da mobilidade urbana. Os recursos foram anunciados pela própria presidente Dilma Rousseff, durante evento na capital, no início de junho. A apresentação de projetos consistentes por parte do município, disse a presidente, foi decisivo para o repasse. “Nós não temos uma prateleira de onde retirar projetos”, assinalou.
O secretário de Obras, Domingos Zancanaro, disse que os recursos serão aplicados em cerca de 80 intervenções urbanas, contemplando praticamente todas as regiões da capital. Um dos projetos mais arrojados é a construção de um corredor exclusivo de ônibus ligando a Via Expressa Sul ao Terminal do Rio Tavares. Conforme ele, os estudos para viabilização do projeto, que envolve a reativação do terminal do Saco dos Limões, já estariam em andamento.
Os recursos contemplam também a implantação de corredores de ônibus no Norte da Ilha, da Avenida da Saudade até o Trevo de Canasvieiras, construção de duas novas pistas na SC-401, duplicação da rodovia Admar Gonzaga até o Morro da Lagoa, entre outras intervenções.
Zancanaro ressalta que mais da metade dos recursos entram a fundo perdido, sem necessidade de devolução. Recentemente, a União já havia liberado outros R$ 162 milhões para o município, destacou o secretário, para aplicação no projeto de teleférico ligando o centro à UFSC e na instalação de corredor de ônibus na região central. (Foto: Divulgação/JC)