Angelo Poletto Mendes/Redação JC
O agravamento da crise econômica argentina deve reduzir bastante o número de visitantes do país vizinho que passará pelo estado neste verão, mas não deve comprometer o desempenho final da temporada. Essa pelo menos é a expectativa do presidente da Santa Catarina Turismo (Santur), Valdir Walendowski, que estima fechar a temporada com um incremento entre 8% e 10% sobre o volume registrado na temporada anterior.
“Contávamos com um aumento de 30% no número de argentinos neste ano no estado, e agora estamos reduzindo nossa expectativa para apenas 15% de crescimento”, comentou o dirigente. Menos dependente do público argentino, que até há alguns anos era predominante no estado, o dirigente acredita que o incremento no número de visitantes nacionais, que estaria superando as expectativas, vai compensar a queda de argentinos.
“A temporada deste ano está bem melhor do que a do ano passado”, reforça o hoteleiro Talmir Duarte, do Campeche. Caso se confirmem as expectativas da Santur, passarão pelo estado até o final do fevereiro mais de quatro milhões de visitantes, dos quais cerca de 1,2 milhão pela capital catarinense. O Sul da Ilha, que abriga em média 10% a 15% dos veranistas que passam pela capital, deve receber mais de 150 mil visitantes. (OBS: na foto, multidão na praia, no Campeche, durante a virada do ano – Divulgação/JC)