Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Banheiros
A temporada deste ano promete ser de menos aperto para veranistas e turistas de algumas das principais praias da capital. A Prefeitura anunciou, no final de outubro, que planeja instalar nada menos do que 200 banheiros públicos nos balneários mais movimentados da Ilha, a partir de 10/12. Montadas sobre deques de madeiras, as unidades sanitárias ficarão no local até 16/03. No Sul da Ilha serão contempladas apenas as praias do Campeche, Armação, Pântano do Sul e Ribeirão da Ilha.
Esportes
Com a presença do prefeito César Souza Júnior, a Prefeitura inaugurou oficialmente, no começo de outubro, obras de melhoria implementadas na Escola Brigadeiro Eduardo Gomes, no Campeche. Com investimento de R$ 328 mil, conforme a Prefeitura, foi ampliada área esportiva, construída nova quadra polivalente, outra de vôlei, implantado espaço para basquete e calçado todo entorno das quadras, entre outras melhorias. O prefeito informou que a próxima unidade a ganhar melhorias será o Núcleo de Educação Infantil (NEI) do Campeche.
Marítimo
Sonho antigo dos moradores da capital, o transporte marítimo começa a se transformar em realidade. No início deste mês, foi realizada viagem experimental de um possível trajeto do sistema aquaviário da capital, ligando o centro ao bairro Abraão, na região continental. A meta da Prefeitura é implantar o sistema ainda neste ano, por 90 dias, em caráter experimental, operando através de trapiches flutuantes instalados no Ribeirão da Ilha, Canasvieiras, Centro e Abraão. A embarcação que fará o serviço tem capacidade para até 45 passageiros. (Foto: Divulgação/JC)
Poluição
Com um projeto voltado ao controle da poluição, através da filtragem por um intrincado sistema de espiral de macrófitas, vegetais originários de áreas pantanosas, um estudante do Sul da Ilha se classificou para representar o estado na Conferência Nacional Infantojuvenil pelo Meio Ambiente, que neste mês, em Brasilia. Aluno da oitava série da Escola Básica Municipal Dilma Lúcia dos Santos, da Armação, Luís Gabriel Motta Rodrigues, de 14 anos, desenvolveu um processo que limpa a chamada água cinza, usada em pias e maquinas de lavar, antes de retornar à natureza. O estudante, que sonha em seguir carreira na área de edificações sustentáveis, será um dos 26 catarinenses selecionados para o evento nacional.
Documentário
Uma multidão prestigiou, no dia 09/11, mais um evento promocional de lançamento do documentário Outono, do ilhéu Ademir Damasco, desta vez realizado no Campeche, no salão de festas da Igreja São Sebastião. Além da exibição do filme, que aborda a expansão de outras culturas na Ilha e a perda da identidade ilhoa, o evento foi uma verdadeira festa, com missa, apresentações de boi-mamão, terno de reis e debate com o público. Autodidata, nativo de Ratones, Damasco já produziu quase uma dezena de filmes sobre a cultura ilhoa.