5 de julho de 2013

RADAR: Projeto prevê ônibus grátis aos domingos na capital

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Caminhos
O vice-presidente da Associação de Moradores do Campeche (Amocam), Ataíde Silva, informa que a entidade e o Núcleo Distrital, em parceria com a seccional catarinense do Instituto do Patrimônio Histório e Artístico Nacional (Iphan) e Procuradoria da República, estão promovendo levantamento documental dos caminhos históricos de acesso à praia existentes no balneário. Ao todo, segundo ele, seriam 18, entre eles Picada do Noca, do Juca, do Tibúrcio, do Morais, da Zeferina e do Seu Valério. “Objetivo é viabilizar o tombamento desses caminhos, para proteger da especulação”, assinalou.

Domingão
O vereador Vanderlei Farias (PDT) informa que acaba de protocolar projeto na Câmara que propõe a gratuidade no transporte coletivo municipal para todos, aos domingos, na capital. O subsídio para implantar a medida que, pelos seus cálculos custaria em torno de R$ 220 mil por domingo, viria do sistema de estacionamento Zona Azul. Além de oportunizar a interação social entre as famílias, em função do deslocamento gratuito para visitas e passeios, Faria entende que o sistema tende a favorecer também o próprio turismo e o comércio da capital.

Futebol
A escolhinha gratuita de futebol da Associação Recreativa Cultural e Esportiva Unidos (Arceu), mais conhecida como Unidos, do Campeche, destinada a adolescentes entre 10 e 17 anos, acaba de completar três meses. Segundo o vice-presidente do clube, Nilton Hilário Martins, já conta com 24 alunos inscritos e espera dobrar esse número até o final do ano. As aulas acontecem todos os sábados no campo da associação, no antigo campo de pouso do bairro. As aulas são ministradas por um professor de educação física e mais quatro monitores. Inscrições podem ser feitas no próprio local. Maiores informações: 9949.8072.

Baleias
Começa em meados de julho, e se estende até novembro, mais uma tradicional temporada de observação de baleias-franca no litoral catarinense, que vem atraindo cada vez mais visitantes para a região e se consolidando como importante vertente turística. No ano passado, o Sul da Ilha foi a região contemplada com o maior número de avistamentos na Costa Sul. A diretora de Pesquisas do Projeto Baleia Franca, Karina Groch, prevê pelo menos repetir o desempenho da temporada passada, quando nada menos do que 107 cetáceos desfilaram pelo litoral catarinense.

Prejuízo
O Campeche foi destaque na imprensa estadual e até nacional recentemente por motivos nada lisonjeiros. Ampla reportagem exibida em horário nobre na principal emissora de televisão do estado e depois reexibida pela Rede Globo e vários sites, mostrou o caso de uma pousada do bairro liberando esgoto a céu aberto, sob protesto de moradores e lideranças comunitárias, que pediam a interdição do estabelecimento. O proprietário alegou que despeja apenas água de pias e máquina de lavar e atribui o problema à deficiência do sistema de esgoto local.