Um espocar de foguetes marcou a inauguração, no dia 28/02, do novo estacionamento para bicicletas localizado no acesso revitalizado à praia, no Campeche. Concebido a partir de reuniões entre técnicos da Prefeitura, da construtora Conpesa e representantes do segmento cicloviário, o novo bicicletário substitui o original instalado no local, amplamente rejeitado pelos ciclistas da região.
O secretário municipal de Obras, João Amin, informou que o pleito dos ciclistas surgiu durante a realização do evento Prefeitura no Bairro, no Campeche, em meados de janeiro. Insatisfeitos com o modelo original, apelidado de ‘entorta roda’ por fixar a bicicleta apenas pela roda, cicloativistas pediram a substituição à Prefeitura.
Após reuniões, foi definida a instalação 11 paraciclos por barra de ferro, que permitem o estacionamento simultâneo de pelo menos 22 bicicletas. O secretário informou ainda que o modelo implantado no Campeche passa a ser referência a partir da agora na instalação de outros equipamentos deste tipo na capital. O dirigente salienta que a substituição do bicicletário não implicou em custos para a Prefeitura, tendo sido bancado pela construtora Conpesa, executora do projeto de revitalização do acesso ao balneário, inaugurado no final de 2012.
FLORIPIKE – A Prefeitura da capital informa que abriu licitação, no dia 23/03, para implantação de um ousado sistema de aluguel de bicicletas no município. Denominado Floribike, o projeto idealizado pelo IPUF prevê 68 pontos de aluguel, 111 estações, 1.328 suportes e 664 bicicletas para locação, distribuídas inicialmente pelos bairros do Centro, Agronômica, Trindade, Santa Mônica, Itacorubi e Córrego Grande. (Texto: Angelo Poletto Mendes/Redação JC. Foto: Divulgação/JC)
1 de abril de 2013