13 de fevereiro de 2013

RADAR: Obras complementares na SC-405 só devem iniciar depois de maio

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Documentário
Cineasta ilhéu Ademir Damasco informa que está em fase de finalização de seu mais novo filme. Trata-se do documentário em curta-metragem Outono, de 52 minutos, que faz uma analogia entre os contrastes da estação e a miscigenação cultural que atinge a Ilha de Santa Catarina. Com depoimentos de diversas personalidades da capital, tem previsão de ficar pronto em março. A edição foi feita a partir de dois anos de filmagens feitas por Ademir e o filho Gustavo, em variados locais da Ilha.

Pavimentações
O secretário municipal de Obras, João Amin, que esteve recentemente no Campeche, durante a realização do evento Prefeitura no bairro, no dia 19/01, informou que a Prefeitura pretende retomar as obras de pavimentação de todas as ruas do bairro e região que foram paralisadas ou ficaram inacabadas durante a gestão anterior. “Todas serão retomadas, algumas inclusive já foram reiniciadas”, afirmou.

Rodovia
As obras complementares à terceira pista da SC-405, abrangendo ciclovia, calçadas, lombofaixas e uma rótula, que deveriam iniciar logo após a temporada, não tem mais prazo para começarem. Isso porque não houve interessados no edital para contratação da obra, realizado no ano passado. “Estamos refazendo preços e devemos lançar novo edital ainda em fevereiro”, informou o presidente do Deinfra, Paulo Meller. A conclusão do edital deve demorar entre 60 e 90 dias, e as obras devem se prolongar por mais oito meses.

Despedida
O Sul da Ilha perdeu no final de dezembro uma de suas figuras mais emblemáticas, com o falecimento, aos 77 anos, em virtude de complicações do diabetes, de Arante Monteiro Filho, fundador do tradicional Bar do Arante, um dos mais famosos estabelecimentos gastronômicos da capital e do Sul do Brasil, fundado em 1958. Seu Arante deixa a mulher, Osmarina Maria Monteiro, sete filhos, nove netos e uma bisneta.

Torneiras
Nem tudo são flores na temporada deste ano no Campeche, apesar da maciça presença de turistas e veranistas, para a alegria dos comerciantes locais. O hoteleiro Talmir Duarte ressalta que pela primeira vez o Campeche enfrenta problemas de abastecimento de água. “Além de algumas faltas pontuais, houve muita queda de pressão e tem regiões mais altas que enfrentam dificuldades neste verão”, assinalou.

FOTO-LEGENDA
VOTO DE CONFIANÇA: prefeito César Souza Júnior foi ao Ribeirão da Ilha, em meio à crise que atingiu maricultura, para comer ostras e reafirmar apoio aos produtores da região
Foto: Divulgação/JC