Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Aeroporto
Finalmente começaram na segunda quinzena de junho as obras de construção do futuro novo aeroporto da capital. Inicialmente, numa primeira etapa, que deve se estender por quase dois anos, as obras envolvem preparação e terraplanagem da área que vai receber o novo terminal, além da construção da nova pista de taxiamento e pátio de terminais. Situado do outro lado da pista do atual, o novo complexo aeroportuário está previsto para ficar pronto no final de 2014.
Polêmica
Será lançado neste mês o mais novo livro do conhecido escritor e historiador João Carlos Mosimann, denominado ‘Aviadores Franceses – A América do Sul e o Campeche”. Resultado de um amplo trabalho de pesquisa e juntada de documentos, inclusive alguns inéditos, deve provocar muita polêmica. Colunista do DC Mário Pereira avisa que a obra derruba a tese sobre uma possível convivência do ex-piloto e escritor Saint Exupéry com pescadores do Campeche.
Salários
A recente divulgação dos salários de servidores públicos dos mais diversos níveis, do Legislativo, Executivo e Judiciário, com base na nova Lei da Transparência, foi um verdadeiro tapa na cara da sociedade. Órgãos públicos que são mantidos às custas dos suados impostos recolhidos da população trabalhadora pagam muitos salários de uma opulência quase constrangedora, de fazer inveja aos mais altos executivos da iniciativa privada.
Costeira
A Secretaria Municipal da Educação informa que a inovadora Creche da Costeira, a primeira do município que agrega conceitos ecológicos, será também a primeira a ser financiada com recursos de recente empréstimo obtido junto ao Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID). O resultado do edital para contratação da obra deve ser anunciado ainda em julho. A creche terá 1.740 metros quadrados de área construída, com capacidade para atender até 200 crianças em período integral.
Ecológica
Entre as inovações da futura nova creche da Costeira estão a instalação de completa infra-estrutura para o aquecimento de água potável por energia solar e fornecimento de eletricidade por energia solar fotovoltaica, tornando a creche auto-suficiente em relação ao consumo de eletricidade. A unidade, que terá ainda reaproveitamento de água da chuva, será erguida em terreno de quase 12 mil metros quadrados, localizado às margens da Via Expressa Sul, na Rodovia Jorge Lacerda.
Maricultura
O Ribeirão da Ilha caminha a passos largos para se consolidar como principal produtor de ostras e mariscos de Santa Catarina e, possivelmente, do próprio Brasil. A região, que já responde por 57% da produção de moluscos do estado, ganhou recentemente um moderno aparelho que permite a lavagem, classificação e debulha mecânica de moluscos, que pode até triplicar a produção local de ostras e mexilhões. O equipamento foi financiado pelo governo estadual.
Audiência
Deve acontecer na segunda quinzena de julho a audiência pública para discussão do projeto de construção de um amplo e polêmico hotel de luxo, dotado de marina, na badalada Ponta do Coral, no centro da capital. Rejeitado por ambientalistas e movimentos comunitários, mas defendido com unhas e dentes pelos segmentos empresariais e simpatizantes, o projeto contempla investimento de R$ 15 milhões na área. A audiência é condição para obtenção dos licenciamentos à obra.