Novela que se arrasta há quase dois anos, praticamente sem novidades, as obras do novo acesso ao aeroporto Hercílio Luz, finalmente acaba de ganhar novo capítulo, com o lançamento, pelo governo estadual, do processo licitatório para contratação da obra. Apesar do rótulo de acesso aeroportuário, a obra transcende essa função e é apontada até como vital para oxigenar o próprio sistema viário do Sul da Ilha. A obra compreende a construção de 8,7 quilômetros de nova rodovia, desde o Trevo da Seta até a Rodovia Aparício Ramos Cordeiro (Rodovia da Tapera), abrindo um novo flanco de acesso ao Campeche e Sul da Ilha sem precisar passar pela SC-405. Abrange duplicação completa da Rodovia Diomício Freitas, inclusive com a construção de uma nova ponte sobre o Rio Tavares. O projeto ainda contempla um viaduto nas imediações do Estádio da Ressacada. O maior obstáculo para consecução da obra, projetada para ficar pronta em meados de 2014, são os custos. Só as obras físicas, de acordo com o Deinfra, estão orçadas em R$ 80 milhões, além de outros R$ 20 milhões para desapropriações. A provisão dos recursos ainda está indefinida. Uma das opções é tentar incluir a obra no PAC (Programa de Aceleração do Crescimento) do governo federal. O ponto a favor é que todos os licenciamentos ambientais já estariam equacionados. “Se houver recursos, é plenamente viável entregar essa obra no prazo estipulado”, sentencia o presidente do Deinfra, Paulo Meller. O dirigente calcula em quatro a seis meses o prazo para concluir a licitação e outros 24 a 36 meses para execução dos trabalhos. O cronograma foi elaborado para sua conclusão coincidir com a entrega do novo aeroporto da capital, mas Meller garante que não está descartada a possibilidade da obra sair independente da construção do novo aeroporto. (Foto: Willi Heisterkamp/Divulgação/JC)
3 de abril de 2012