Uma empresa gasta, em média, cinco vezes mais para atrair novos clientes do que para manter os antigos. Assim, a fidelidade do cliente vale, na maioria dos casos, 10 vezes o preço de uma venda isolada. Muitos gerentes e vendedores acreditam que o mais importante é fazer vendas, e não há dúvida de que isso é importante, mas efetuar vendas gera receita a curto prazo enquanto conquistar clientes gera receita a curto, médio e longo prazo. É preciso descobrir exatamente o que o cliente quer, ou do que precisa, e ver se pode atendê-lo com seu produto ou serviço. Vender gera lucro. Ajudar as pessoas a comprar gera clientes. Gerar cliente é gerar lucro através dos relacionamentos, pois os consumidores que estiverem apenas satisfeitos estarão dispostos a mudar quando surgir uma melhor oferta. Os plenamente satisfeitos estão menos dispostos a mudar. A alta satisfação ou o encanto, cria afinidade emocional com a marca. O resultado é a alta lealdade do consumidor. Para se chegar à excelência é preciso colocar em prática atitudes excelentes para gerar resultados. Treine seus colaboradores: cada vez que um cliente entra em contato com a empresa, sai com uma impressão melhor ou pior à respeito dela. Para o cliente, o funcionário que o atende representa a empresa. Personalize o atendimento e descubra o que o cliente deseja: desenvolva um relacionamento especial com seus clientes e trate cada um deles de forma diferenciada. Os clientes compram sua satisfação pessoal e soluções para problemas. Obtenha feedback freqüentemente: em média, uma empresa ouve apenas 4% de seus clientes insatisfeitos. Os outros 96% nunca irão reclamar para sua empresa que estão insatisfeitos ou foram mal atendidos. Simplesmente eles não voltam e você não tem a chance de descobrir em que errou, e como fazer para melhorar. Listamos, a seguir, seis idéias básicas para conquistar um cliente: 1 – Estabelecer Sintonia com o Cliente – Buscar criar empatia entre cliente/vendedor; 2 – Aprender a ouvir o Cliente – Significa concentrar-se no cliente e perceber detalhes sutis que ajudarão a compreender o cliente gerando afinidade; 3 – Demonstrar interesse pelo cliente – buscar conhecer seus objetivos e necessidades pessoais e procurar colaborar na conseqüente solução das mesmas; 4 – Tratar o cliente pelo nome – Repetir mais de uma vez o nome durante a conversa; 5 – Fazer um elogio sincero – Tomar cuidado para não passar a impressão de ser bajulador. O elogio deve ser sutil e sincero; 6 – Comunicar-se com o cliente no mesmo idioma dele – Utilizar as mesma expressões usadas pelo cliente buscando assim sintonia com o cliente. (Fonte: www.cerebro10.com)
3 de abril de 2012