10 de fevereiro de 2012

RADAR: Governo ativa sistema de vigilância eletrônica no Sul da Ilha

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

Diretoria
O Conselho Comunitário do Rio Tavares informa que foi empossada, no dia 07/01, a nova diretoria da entidade, para o biênio 2012-2013. A composição é a seguinte: presidente, Cedenir Valter Silva; vice-presidente, Zenildo Zulmiro Veríssimo; secretário, Marcelo Henrique Leifer Nunes; tesoureiro, Ailton José Vidal; diretores, Laureci Assunção Vidal, Marilda Cardoso Vicente, Maria Anália Assunção, João Carlos Assunção, Maria de Lourdes Martins, Carlos Roberto Nascimento. No Conselho Fiscal: João Alcino Costa, Índio José de Aguiar Filho, Maria Aparecida Nunes da Costa (titulares) e Wilson Borges de Barros, Adenir Hermínio Vidal e Áurea Juliana Nunes Silva (suplentes).

Cineclube
O Cineclube Dona Chica, que funciona no tradicional rancho de pesca do Campeche, próximo ao acesso principal à praia, foi palco de exibição, no período de 01 a 04/02, do mais popular festival de curta metragens do Brasil, o Festival do Júri Popular. O evento, que aconteceu simultaneamente em mais de 20 cidades do Brasil, tem como diferencial o voto do público, que ao final da exibição pode votar no filme que mais lhe agradou. O evento foi promovido pela Associação dos Pescadores local, Prefeitura Municipal e Fundação Franklin Cascaes, com apoio do Funcine (Fundo Municipal de Cinema) e Rádio Comunitária Campeche.

Segurança
O governo catarinense ativou, no dia 16/01, a central de videomonitoramento da Armação do Pântano do Sul, no Sul da Ilha. A central foi a primeira de uma série de inaugurações previstas para a região neste ano. A unidade local, segundo o governo, começa a operar com cinco câmeras, mas terá capacidade para receber até 28. A instalação das demais unidades na região, informou o tenente-coronel Vânio Luiz Dalmarco, coordenador do sistema da Secretaria de Segurança Pública, deve acontecer gradativamente, ainda no primeiro trimestre. Outras oito comunidades do Sul da Ilha serão contempladas com sistema de videomonitoramento, entre elas o Campeche.

Rádiocontos
A Rádio Comunitária Campeche informa que finalizou recentemente um importante projeto de popularização da literatura catarinense, com a gravação de 17 radiocontos, adaptados de escritores locais, entre eles expoentes da literatura catarinense com Urda Kruger e Flávio Cardoso, além de Franklin Cascaes e Harry Laus. Além de tocar na rádio do bairro, as dramatizações do textos estão disponíveis também para comercialização em CD na própria rádio. Segundo informação da rádio, o CD denominado “Encantos em Contos na Rádio – rádio dramatização de contos catarinenses” foi reconhecido nacionalmente, recebendo o Prêmio Roquette Pinto – Primeiro Concurso de Fomento à Produção de Programas Radiofônicos. Maiores informações: 3237.2022.

Riozinho
O tradicional Riozinho, no Campeche, foi sede de uma badalada competição de bodyboarder ocorrida no final de janeiro, que entre outros atletas trouxe à capital catarinense a badalada campeã mundial da modalidade, bicampeã brasileira e tricampeã latina, a cearense Isabela Souza. O evento, válido como primeira etapa do circuito latino-americano feminino reuniu as melhores atletas do planeta e distribuiu 7,5 mil dólares em premiações e teve como vencedora Jéssica Becker. O evento também envolveu a realização da etapa inaugural do circuito catarinense profissional, sendo vencido pelo veterano boddyboarder Ronaldo Figueiredo.

DIRETAS
PARQUE – Comunidade do Campeche segue empenhada na luta pela criação do Parque Cultural do Campeche (Pacuca), em área do antigo campo de aviação do bairro. O tema tem sido recorrente nas reuniões de discussões do plano diretor ocorridas na região.
SURFISTAS – A tradicional Associação de Surfe do Campeche (ASC), uma das mais antigas da capital, promove eleições para escolha de sua nova diretoria no dia 11/02. Pela situação, concorre chapa encabeçada pelo atual presidente Fabricio Gandra.
PAVIMENTO – O Conselho Comunitário do Rio Tavares comemora o lançamento de licitação para a pavimentação Rua Cecília Jacinta de Jesus, no final de dezembro. A rua é considerada uma das mais importantes da região de abrangência da associação.
LEITURA – Depois de cinco anos funcionando no trapiche da Lagoa da Conceição, a conhecida Barca dos Livros, projeto de incentivo à leitura comandado pela professora Tânia Piacentini, acaba de mudar de endereço. Funciona agora dentro das instalações do Lagoa Iate Clube (LIC). SILÊNCIO – A literatura catarinense perdeu, na primeira quinzena de janeiro, um de seus nomes mais ilustres, com o falecimento do escritor Jair Hamms, de 77 anos, residente na Armação do Pântano do Sul. Vítima de complicações cardíacas, Hamms era considerado um dos mais talentosos escritores catarinenses em atividade.
TRILHAS – A Udesc informa que placas elaboradas a partir de desenhos e frases criadas por alunos de 3º e 5º ano da Escola Porto do Rio Tavares estão sendo implantadas nas trilhas do Morro do Lampião, Foz do Rio Tavares e trilha de acesso à praia do Rio Tavares, no Sul da Ilha. CASARÃO – O histórico casarão da aviação do Campeche, localizado ao lado da Escola Municipal Brigadeiro Eduardo Gomes, onde funciona atualmente a Intendência do Campeche, deve ganhar um amplo projeto de restauração nos próximos meses.

FOTO-LEGENDA: Só elas: Jessica Becker, Neymara Carvalho, Maira Viana e Nicole Calheiros, primeiras colocadas no Campeonato Latino de Bodyboard, disputado no final de janeiro no baladado Riozinho, no Campeche. (Foto: Sonita Butler/Divulgação/JC)