Angelo Poletto Mendes/Redação JC
Durou pouco mais de dois meses a mudança promovida pela Companhia de Melhoramentos da capital (Comcap) no horário de coleta de lixo em alguns bairros do Sul da Ilha, que passara da manhã para a tarde. A partir do dia 10/12, informa o diretor de Operações da empresa, José Wilson de Souza, o recolhimento no Campeche, Morro das Pedras, Armação e Pântano do Sul volta a acontecer pela manhã. Nos bairros do sudoeste, Ribeirão da Ilha, Tapera e Carianos, a coleta que já acontecia no período vespertino, não sofrerá mudanças.
O dirigente explicou que a decisão de retroagir ao período anterior nos quatro principais bairros balneários da região foi motivada por questões operacionais. “Fizemos a mudança como experiência, mas detectamos dificuldades, especialmente a questão do tráfego; no Pântano do Sul muitas vezes só conseguíamos chegar no final da tarde, sem falar na dificuldade de manobrar no local, em função das ruas muito apertadas”. A mudança agradou aos comerciantes do bairro, que vinham mostrando insatisfação com o novo horário, principalmente donos de restaurantes.
O gerente do Departamento de Coleta da Comcap, Paulo Pinho, informa que o Sul da Ilha responde atualmente por cerca de 20% das cerca de 500 toneladas de lixo convencional coletadas diariamente na capital. Esse volume, conforme ele, costuma duplicar durante a temporada de veraneio, sendo que no pico da temporada, entre o pós-Natal e primeira quinzena de janeiro, muitas vezes triplica de volume. A companhia conta com uma frota de 50 caminhões para o trabalho de coleta de lixo, carro-chefe das atividades da empresa, e outros 20 caminhões para serviços de roçagem, limpeza de ruas, pinturas de meio-fio e outras atividades.