Os dias frios e cinzentos do inverno finalmente passaram e com a chegada da primavera surge em nós, naturalmente, a vontade de sairmos para passeios, de preferência levando junto nossos animais de estimação. Esses passeios podem variar de forma, desde simples caminhadas e corridas, até passeios de bicicleta ou skate. Para todos eles, no entanto, existem cuidados básicos, imprescindíveis, para garantir a nossa segurança, dos nossos bichinhos de estimação e das pessoas que estão ao nosso redor.
O primeiro passo é verificar se a coleira ou guia de seu cão estão em boas condições de uso, se estão resistentes aos impactos que porventura podem ocorrer, num eventual puxão por parte do nosso amiguinho. Caso seu cão seja um pouco indócil com outros cães ou animais, existem no mercado focinheiras que não os incomodam e nem atrapalham a respiração durante o exercício, além de evitar acidentes. Jamais subestime o instinto de um cão, ele pode ser bonzinho com você e sua família, mas pode se tornar agressivo aparentemente sem uma causa justificada ou compreensível.
Cuidado com os horários de passeios: aqueles de temperatura mais elevada, especialmente entre às 11horas e 15 horas, são totalmente contra indicados para os exercícios, pois podem ocasionar uma intermação ou hipertermia (aumento excessivo da temperatura corporal do animal) e o quadro pode se agravar, se tornando até irreversível e levando ao óbito seu companheiro. Ainda ligado às altas temperaturas, é bom lembrar que nossos bichinhos pisam diretamente no solo (não usam calçados!) e seus coxins (almofadinhas das patinhas) podem sofrer queimaduras e lesões.
Caso o esporte preferido de vocês seja de bike ou skate, o cuidado deve ser dobrado com as guias, velocidade e atenção aos pedestres. Em todos os esportes, assim como nós, o condicionamento físico do seu cão deve ser respeitado e devem ser iniciados com curtos trajetos e assim que o seu amigo se sinta confortável, o tempo pode ser aumentado progressivamente. E para todas as saídas: fornecer água durante e após o trajeto, jamais levá-lo aos esportes em jejum completo ou tendo acabado uma refeição e, sempre, levar sacolinhas para recolher os dejetos de nossos amigos!
Com um lugar tão especial como é a nossa Ilha cabe a nós mesmos preservarmos a sua beleza e higiene, além de evitarmos a proliferação de doenças. E a praia, pessoal, importante sempre salientar, infelizmente, não é lugar para cães ou gatos… Vamos colaborar e um ótimo passeio! (Texto: Dra. Carla Sales, médica-veterinária. Foto-ilustração: Divulgação/JC)
21 de outubro de 2011