O secretário estadual de Infra-Estrutura, Valdir Cobalchini, garantiu, no final da primeira quinzena de julho, que o governo catarinense prossegue comprometido com a conclusão das obras de construção da terceira pista na rodovia SC-405, num trecho de aproximadamente 2,6 quilômetros entre o Trevo da Seta e a ponte sobre o Rio Tavares, nas imediações do Trevo do Rio Tavares, até o final deste ano. “Nosso compromisso de conclusão está mantido e antes do início da próxima temporada pretendemos entregar a rodovia em condições de tráfego”, declarou, por telefone, no dia 13/07, o secretário Cobalchini. “Talvez fiquem faltando alguns acabamentos, canaletas, sinalizações verticais e horizontais; obras complementares que poderão ser executadas depois, já com a rodovia liberada”, ponderou. “Não arredaremos pé dessa meta, até porque não teria sentido recuarmos depois de todo o esforço que foi empreendido para permitir a retomada destas obras”, assinalou. O secretário garante ainda que não existe risco de paralisação dos trabalhos devido as eventuais contingenciamentos de despesas do governo estadual, em função de dificuldades de caixa. “Se tivermos que estender algum cronograma, desta obra é que não será”, assegurou. O secretário relevou ainda alguma eventual lentidão no andamento dos trabalhos. “Toda retomada de obra é um pouco complicada, mas a empresa que está executando os trabalhos é uma empresa-referência e em breve deve chegar no ritmo ideal”. Cobalchini informou que pretende antes do final de julho inspecionar pessoalmente o andamento dos trabalhos. O superintendente do Deinfra, Cléo Quaresma, que acompanha a obra no dia a dia, disse que os trabalhos estão em ritmo normal, compatível com o prazo estipulado para conclusão das obras. “A Sulcatarinense retomou integralmente a obra”, assegurou, ressaltando que o maior entrave tem sido a logística de execução, em função de uma série de questões envolvendo a intervenção de concessionárias, como Casan e Celesc, para a remoção de obstáculos. Os trabalhos, explicou ele, estão divididos em seis subtrechos ao longo da rodovia, todos eles em andamento. Quaresma admitiu contudo que ainda existem algumas ‘pedras no sapato’ para resolver, envolvendo o desembaraço legal de desapropriações, necessárias para permitir o deslanche final da obra. (Foto: Willi Heisterkamp/Divulgação/JC)
25 de julho de 2011