O yoga é uma filosofia de vida cujo objetivo é a união do homem com o supremo, isto é, da matéria com o espírito – o termo “yoga” quer dizer unir, ligar. Isso significa levar o homem a um estado de harmonia, paz e serenidade por meio do auto-conhecimento e da perfeita integração com o mundo exterior. Em poucas palavras, o yoga (pronuncia-se “yôga”) busca o equilíbrio entre o corpo e a mente, para que o homem possa viver melhor. Atualmente, tanto os adultos como as crianças estão sendo submetidos a uma rotina estressante – e o resultado disso é que acabam se alimentando mal, dormindo mal, enfim, vivendo num estado de tensão permanente que deixa seu corpo mais vulnerável a uma série de doenças.
Os limites físicos e mentais são ultrapassados, trazendo enormes prejuízos. É muito importante que as pessoas conheçam seu próprio corpo e aprendam os mecanismos que podem ajudá-las a buscar um equilíbrio. “O yoga permite o auto-conhecimento, ou seja, o indivíduo aprende a se conhecer e ter responsabilidade sobre seu corpo. Ao mesmo tempo, ele estimula a auto-suficiência, pois ensina que o seu bem-estar depende de você mesmo e não dos outros”, explica Ângela Maria Jácomo Martinez, professora do Centro de Estudos de Yoga Narayana, em São Paulo.
Benefícios para o corpo – O yoga, uma atividade originária da Índia, não é terapia, nem religião e muito menos uma ciência médica. Mas, pode ajudar as pessoas a terem mais saúde e serem mais felizes. É claro que tudo vai depender do interesse de cada um e de sua disposição para alcançar tais objetivos. Confira, alguns dos benefícios dessa atividade: diminui o estresse e a ansiedade; aumenta a flexibilidade e a força dos músculos; melhora a postura, diminuindo dores nas costas; estimula a circulação sanguínea; ajuda a desenvolver uma atitude positiva em relação à vida; aumenta a concentração e o equilíbrio emocional; melhora a capacidade imunológica; ajuda a melhorar quadros de insônia e depressão; melhora a coordenação motora. (Fonte: www.clicfilhos.com.br)
29 de outubro de 2010