26 de agosto de 2010

Profissão, Empresas e Crescimento

Ao longo da minha vida profissional e em todos os casos e cases que tive a grata possibilidade de vivenciar, em comum, nunca conheci uma história de empresas ou de profissionais que pudessem ser relatadas sem a ocorrência de desvios que necessariamente provocassem mudanças e novas adequações. Evolução é uma palavra que exige adições, pois naturalmente se antes você se contentava com pouco, é porque de alguma forma não lhe era oferecido tantas novas situações para poder desequilibrar a sua vontade e assim estimular o seu desejo incluído mais critérios seletivos e qualidade. É do ponto de vista da sua própria mudança como consumidor que podemos enxergar o que vamos ter que propor para continuar pela evolução do lado profissional e dos resultados. Nosso grau de exigência é proporcional as opções e seu volume de alternativas. De fato se retrocedermos ao passado não tão distante verifica-se que o gosto pelo comprar não se alterou, mas as condições e opções hoje são infinitamente maiores, assim evoluímos exatamente pelo fato que o mesmo capital que destinamos ao consumo pode ter infinitos destinos, adicionando mais dúvidas, e por tabela instintivamente mais suporte, para o clareamento da melhor opção. O poder do cliente veio exatamente acompanhado por uma seleção natural do que é ser bom no mercado. As leis tipo “do consumidor” vieram em conjunto com as certificações (ISO) traduzindo uma mensagem de que para estar atuando com alguma atividade profissional, tem que ter como base a qualidade e como missão muita competência na arte de negociar e atrair desejos. Se por um lado a seleção gera buscas pela evolução para conquistas e formação de referências, por outro, as empresas que no fundo somos nós, devem ter um poder inesgotável para criar novas situações e assim ter formas para manter seus holofotes dirigidos e segmentados para sermos a primeira luz procurada quando do despertar das aquisições. Se o mundo se faz complexo, o grande desafio que temos é exatamente o de continuar produzindo “um você precisa, eu ou nós somos a garantia da melhor solução” através de uma linguagem perceptiva a todos, e isso só pode ser feito quando você de fato se encontrar nas duas pontas, estudando os desejos segmentados do mercado e desenvolvendo formas do como personalizar para interagir com ele. O poder da informação, seu entendimento e contribuição para as ações, têm tudo a ver com o nosso envolvimento do vai e volta do mercado, com a preocupação com os detalhes para sermos bons negociadores, produtores de novas políticas, novas responsabilidades e com a habilidade quase natural de adesão de novos componentes para criar melhorias entre você, sua empresa e mercados. Estar preparado facilita o entendimento das mudanças, capacita o seu crescimento pela construção de equipes, de parceiros sólidos e focados, estabelece a segurança e a autoconfiança por um qualificado relacionamento interno e com o mercado. É dessa forma que substituímos em grande parte os riscos das grandes mudanças, já que elas devem ter sempre um sentido diário de criações com renovações e assim serem naturalmente adicionadas e assimiladas. (Por Sérgio Dal Sasso, Consultor Empresarial, Escritor e Palestrante. Palestras Inteligentes em Administração, Empreendedorismo, Vendas e Educação Profissional. Portal: www.sergiodalsasso.com.br)