Alan Monteiro/Especial JC
Praga de padre
Dizem os mais velhos que o que está acontecendo com a Praia da Armação do Pântano do Sul foi por causa de uma praga rogada pelo padre Sebeu. É que ele queria rezar uma missa na capela de Sant’ Ana, naquela praia. Mas o capitão Izidoro, que mandava naquela época em toda Companhia Baleeira da Armação, não autorizou a missa. Então ele rogou a tal praga que um dia aquela praia ia desaparecer. Taí, dito e feito. Então, o padre veio para a praia do Pântano do Sul rezar a primeira missa onde foi muito bem recebido pelo povo. Como não existia igreja nessa comunidade, a missa foi rezada na casa da D. Maria Arcênio. O povo antigo se lembra de tudo isso e diz que não tem coisa pior que praga de padre. É pior que praga de madrinha. “Cruz credo”!
Bombinhas
Foi bem concorrida a recente corrida de canoas a remo na cidade de Bombinhas. A canoa Osmarina, do Sul da Ilha, ficou em terceiro lugar. A vencedora foi a canoa de Garopaba. Após a corrida todos seguiram ao Bar do Seu Olimpio, em Bombas. Onde abrilhantando a festa, a banda do Getúlio, do Deca Rafael. Junto com o gaiteiro Pedrinho da Garopaba, que sentiu a falta do seu compadre Ademir, da Maria Santa. O baile anoiteceu e Nézinha (Cocoroca) gastou a sola do sapato de tanto que dançou.
Nova rua
No Pântano do Sul, já tem uma nova rua. É a rua Dulce Ana de Oliveira, antiga rua Maria Rodrigues, que fica de frente à igreja de São Pedro. Homenagem muito bem recebida pela comunidade. Uma justa homenagem a uma pessoa bem quista na comunidade.
Dona Miloca x Chica do Nabor
Dia desses Chica do Nabor sonhou com Dona Miloca, que segundo ela passou a verdadeira receita da melhor cocada do Sul da Ilha. Chica não perde tempo nos eventos, sempre faz as cocadas da Dona Miloca. Como diz a Mana do Valdir Vieira, é igual a da Dona Miloca. Parabéns Chica. O teu bolo de milho também é bom.
Mi Buenos Aires
Embarcaram para Buenos Aires os casais Carlos e Cici do Restaurante Mandala, Dário e Anita do restaurante Rancho Açoriano, Zeni e Zequinha, do filé de espada, Ricardo e esposa, Osnildo e Conceição. Os empresários passaram 10 dias na capital portenha, com direito a tango e tudo mais. A Zeni trouxe cinco caixas de alfajor argentino.
Festa do Divino
O casal Ademir e Gorete Sardá e toda diretoria da igreja de São Pedro, no Pântano do Sul, estão de parabéns pela maravilhosa Festa do Divino Espírito Santo que aconteceu de 30 de maio a seis de junho. Viva o Divino Espírito Santo e a cultura açoriana.
Espreguiçadeiras
Marilândia Schurhaus ganhou do seu sobrinho Anderson Godoy de Andrade duas espreguiçadeiras feitas pelas índias do Bodocongó do Tucuruí, no Amazonas. Lindas as espreguiçadeiras. Parabéns! Agora só falta comprar uma “manta”, deitar e roncar.
DIRETO DA FONTE
-FELICITAÇÕES ao Senhor Ataíde Gregório Mariano, que recentemente completou 89 anos. Quem manda um abraço é o seu filho Mauri Mariano, morador do Continente. É gente do nosso lugar.
-BARRINHA, que é pescador do cerco, resolveu mudar. Parou no Açougue Ubirajara e comprou R$ 330,00 de carne. Deu o peixe todo que tinha no freezer e encheu de costela gorda e muita ponta de agulha. Tem carne pra mais de metro.
-BIDINHA da Armação tem uma bomba pra me contar, mas tem muito medo de falar. Pode falar Bidinha que eu guardo segredo. Mais bomba? Se for bomba nem me conta.
-MÁRCIA do Joca está muito triste, pois não foi convidada para o casamento de sua prima. Calma Márcia, quando eu me casar te convido.
-O MELHOR frango assado de domingo é o do Julio Galetinho. Muito bem temperado e ainda acompanha uma deliciosa farofinha. Vale apena conferir.
-FORAM disputadíssimos os convites para a grande festa de aniversário de Lídia Larrea, que aconteceu no Hotel Vila dos Escargôs, no Balneário dos Açores. A anfitriã, emocionada, dançou um tango com seu filho Miguel Soeldo, ao som de Carlos Gardel. Felicidades!
-DESCOBRI no Bar do Chico, no Campeche, que o gato sumaru é o Tuca do Artur do Pantusul… quem me contou foi o Joel da Tina.
-O RANCHO do Maneca, localizado no Rio Tavares e o Bar do Maneca, no Pântano do Sul, estão bombando nos finais de semana à noite. Uma galera bonita, animada e de bem com a vida. São dois locais diferentes e bem descontraídos.
-MOACIR da Denair é o novo vovô coruja. Baba tanto pelo seu neto Antônio. É lindo de ver, diz sua esposa Denair.
-A EXPOSIÇÃO “Imagens Açorianas em Santa Catarina” que aconteceu no hall da reitoria da UFSC, foi um sucesso. Recebeu a visita da ilustre prefeita da Ilha de São Miguel, Dra. Bertha Cabral e sua comitiva. A organização da exposição foi de Arante José Monteiro Filho, com fotos do organizador, de Maria Armenia Wendhausen e Danísio Silva.
-ALÔ, ALÔ! Por onde andas meu amigo Zodel da Celesc. O famoso boêmio do Sul da Ilha. Apareça para tomar um caldo de cana e comer um pão com mousse, no Bar do Neno do Licinho, na Praia da Armação.
-CHEGOU do Paraguai Adriano e Daniela Sardá. Quem informa é Maria Gorete que comprou do casal um edredon por R$ 180,00. Não adianta, sempre tem um que me conta.
-A KELLI Vieira, sobrinha da Irene da Armação, é a nova promoter do Sul da Ilha. Sempre organizando boas festas juntamente com os amigos da Academia do Ligeiro. Está nascendo uma nova empresária do ramo. E o Sul da Ilha precisa de eventos.
-MANTENDO a tradição de bem receber, as famílias Laureano, da Fazenda do Rio Tavares, e Ferreira da Silva, da Freguesia do Ribeirão da Ilha, receberam os convidados com uma bela festa para o casamento dos seus filhos Joilson e Grasiela. A cerimônia religiosa foi na igreja São João Maria Vianey, na Fazenda do Rio Tavares. Os convidados foram recepcionados com um grande jantar no salão do conselho comunitário. Parabéns aos noivos e familiares.
-A COLUNA termina com um grande abraço ao músico, pescador e amigo de todo Sul da Ilha, Lenir do Deca Rafael, que foi visto na Festa de São Benedito, na Aparecida do Norte, onde conversou muito com Neri Honorato.
(TEXTOS: Alan Monteiro/Especial JC).
FOTO-LEGENDA:
LEMBRANÇA: cena de verão na Praia da Armação do Pântano do Sul, na temporada 2007; será que um dia ela voltará a ser a mesma? (Foto: Luís Prates/Divulgação/JC)