7 de março de 2005

Onda de crescimento

Angelo Poletto Mendes/Redação JC

O Campeche e o Sul da Ilha estão vivendo um nova onda de desenvolvimento, alavancada nos avanços de sua infra-estrutura urbana e de serviços registrados nos últimos anos. Apesar de ainda possuir latentes carências, como a ausência de um projeto de rede de saneamento e uma estrutura viária compatível com o seu inevitável crescimento populacional, a região foi contemplada nos últimos anos como uma série de obras públicas, especialmente a pavimentação de ruas e, mais recentemente, com a inauguração do último trecho da Via Expressa Sul, que agilizou o acesso à região e acabou definitivamente com o drama dos congestionamentos.
Serviços que até há poucos anos inexistiam na região foram surgindo e se multiplicando, beneficiando os moradores e, sobretudo, os empreendedores que optam por investir no Sul da Ilha. Antigo sonho dos moradores e comerciantes do Campeche e região, a primeira agência bancária virou realidade e neste mês completa um ano de existência totalmente consolidada, assegurando suporte operacional para todos que aqui moram ou mantém seus negócios. Recentemente, abriu as portas também o primeiro cartório do distrito, que abrange Campeche, Morro das Pedras e Rio Tavares, garantindo agilidade da resolução de contratos.
No primeiro semestre deste ano, a região pode ganhar ainda sua primeira agência dos Correios, ampliando ainda mais seu leque de serviços públicos. Por conta dessa nova condição, a região está deixando de ser o paraíso dos pequenos negócios de fundo de quintal, a maioria mantidos pelos próprios moradores locais. Médios e até grandes empreendedores estão optando pela região, em detrimento de outras áreas, por considerá-la como a de maior potencial de crescimento na capital, sepultando definitivamente o rótulo de primo pobre de Florianópolis que tenta se impingir ao Sul da Ilha.