“A agência já está viabilizada, e não existe mais risco de seu fechamento”. A afirmação é de João Pedro Machado Moraes, gerente da agência Sul da Ilha do Banco do Brasil, que completa no dia 19 deste mês seu primeiro aniversário. Nada menos do que 90% das metas estabelecidas para os dois primeiros anos, garante o gerente, já foram atingidas, afastando qualquer risco da instituição financeira recuar em relação a sua aposta na região. Conforme ele, a agência contabilizava na segunda quinzena de fevereiro 2,3 mil contas bancárias, e a expectativa é atingir 2,5 mil contas até a data do primeiro aniversário. A meta estipulada para a agência previa atingir três mil contas no prazo de 24 meses. Conforme Moraes, a demanda interna na agência têm sido muito grande, até surpreendente, que vêm obrigando o sucessivo adiamento do projeto de captação de novos clientes através da visita de funcionários do banco a residências da região, prevista para iniciar no segundo semestre do ano passado. “O próprio projeto de captação de clientes pessoas-físicas, que deflagramos inicialmente, já resultou na captação de um grande número de clientes pessoas-físicas, que são os funcionários das próprias empresas que visitamos”, comenta. O atual carro-chefe dos negócios no segmento de pessoas-jurídicas, revela o gerente, são as lojas de material de construção. Para as lojas credenciadas, o banco disponibiliza uma linha de crédito que prevê financiamentos de até 24 meses para os clientes, desde que estes sejam correntistas do banco, com juros de 1,98% ao mês. A agência Sul da Ilha possui oito funcionários, dois contratados e um estagiário, e conta com seis máquinas de auto-atendimento, que estão disponíveis diariamente das 6 às 22 horas.
7 de março de 2005